A Clássica Aldeias do Xisto é uma corrida internacional de classe 1.2 e será a terceira e última prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros. A prova é já a primeira ação no âmbito do projeto Cyclin' Portugal, cujo protocolo foi assinado recentemente entre a ADXTUR, a Turismo Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Ciclismo, sob os auspícios da Secretaria de Estado do Turismo.
A competição terá 140,6 quilómetros, partindo da Aldeia do Xisto da Barroca, no concelho do Fundão, para terminar na Aldeia do Xisto da Cerdeira, na Lousã, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria. A competição desportiva será, simultaneamente, um roteiro pela beleza das Aldeias do Xisto, passando ainda por Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão, Casal Novo, Talasnal e Candal.
O pelotão contará com cerca de 150 ciclistas, oriundos de nove países: Austrália, Bolívia, Colômbia, Espanha, França, Noruega, Polónia, Portugal e Rússia. Participam todas as equipas continentais e de clube lusas, assim como as formações Burgos BH, Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Bolivia, Lokosphinx e Team Sparebanken Sor. Todo o percurso é feito em permanente sobe e desce, fazendo desta prova uma clássica para trepadores. Além do prémio de montanha coincidente com a chegada, os corredores terão de ultrapassar duas contagens de terceira categoria e uma de primeira, esta apenas a 10 quilómetros do final.
A Seleção Nacional também vai participar. Orientada por José Poeira, irá conjugar a experiência de André Cardoso, Ricardo Vilela e Tiago Machado, com a juventude dos sub-23 André Carvalho, Daniel Viegas, Ivo Oliveira, João Almeida e Rui Oliveira, proporcionando aos mais jovens uma corrida de preparação para os compromissos da Taça das Nações em contexto competitivo de grande exigência.
“O novo ciclismo é uma atividade aberta ao mundo, que conjuga a vertente desportiva com o interesse turístico, cultural e económico. A Clássica Aldeias do Xisto será o evento desportivamente mais visível de um projeto global em que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá colaborar com as Aldeias do Xisto e com o Turismo do Centro de Portugal para dinamizar aquele território como destino Cyclin’Portugal. As Aldeias do Xisto têm todas as condições para atrair competições de diferentes vertentes e disciplinas, mas também para dinamizar centros de BTT e percursos cicláveis, numa perspetiva global do ciclismo, englobando lazer e competição”, considera o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
Subida ao Muro da Cerdeira aberta a todos
E por falar em trepadores, haverá um desafio para todos os amantes do ciclismo, que se poderão assim juntar aos seus ídolos profissionais: a subida ao Muro da Cerdeira, um crono escalada (crono segmento STRAVA) da subida final do percurso da Clássica Aldeias do Xisto - com prémios para os primeiros 3 atletas. Conta a classificação do dia no segmento "Muro" da Cerdeira. É uma subida de elevado grau de dificuldade que, embora tenha apenas 1,5 km, a sua média de inclinação de 11 %. e os vários sectores da subida onde a inclinação atinge os 20% fazem deste muro um verdadeiro desafio para todos. O excelente tapete de asfalto é uma ajuda para a progressão ao longo desta rampa.
- 1º Prémio: Voucher Aldeias do Xisto 2 noites para 2 pessoas + jantar
- 2º Prémio: Voucher Aldeias do Xisto 1 noite para 2 pessoas + jantar
- 3º Prémio: Voucher Aldeias do Xisto 1 noite para 2 pessoas
Como participar?
- Ter conta no STRAVA
- Inscrever-se no evento Muro da Cerdeira - Desafio Clássica Aldeias do Xisto
- Fazer a subida a partir da saída junto à EN 236, em ritmo de crono-escalada
- Registar a actividade no aparelho de GPS
- Descarregar a actividade (pública) no STRAVA durante o dia 12 de Março
- Serão contabilizadas as actividades feitas com bicicleta (de estrada ou de BTT) sem qualquer método de auxílio na sua motorização. Qualquer registo que indicie uma tentativa de fraude será imediatamente excluído.
- Serão contabilizados os tempos e publicados no dia 12 de Março pelo STRAVA no segmento “Muro” da Cerdeira.
- Serão contabilizadas as actividades registadas entre as 9:00h e as 15:00 h do dia 12 de Março (após essa hora este acesso ficará condicionado para a passagem dos profissionais participantes na Clássica Aldeias do Xisto)
- A Classificação e os prémios serão publicados no dia 13 de Março às 20h, na página oficial de Facebook da Clássica Aldeias do Xisto e na página oficial de Facebook do projecto Bike Roads.