A beleza das paisagens, o caloroso acolhimento, a qualidade e personalização do serviço, a excelência da gastronomia, e as experiências em profundo contacto com a essência dos lugares conquistam os visitantes das Aldeias do Xisto, que partem com vontade de regressar. São viajantes oriundos de vários pontos do país e do mundo que visitam e usufruem em pleno de tudo o que o território tem para oferecer. São pessoas com gostos, vidas e perspetivas diferentes, mas com pelo menos um ponto em comum: deixaram-se render à beleza das paisagens, ao caloroso acolhimento, aos sabores gastronómicos, aos usos e costumes e partem com vontade de, um dia, regressar.
A tranquilidade dos lugares e a comunhão com a natureza, como enaltece Alfredo Fernandes, que se hospedou na Casa do Forno, em Vilar dos Condes, são duas características que, de imediato, povoam o imaginário associado às Aldeias do Xisto. Aqui, como nos dá conta outro utilizador do mesmo espaço, “o silêncio é quebrado apenas pelo riacho a correr lá fora e o canto dos pássaros”. A flora e a fauna são uma das riquezas deste território, envolvem os visitantes em cada momento e possibilitam vivências inesquecíveis. Gabriela Oliveira, hospedada na Casa Mãe, do Mountain Whisper, na Aldeia do Xisto do Gondramaz, bem pode confirmá-lo depois de ter recebido as boas-vindas de “duas rapozinhas”. Já na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, foi a Brida, a cadelinha de Maria Tereza Luís, que mereceu as boas vindas na Casa de Janeiro, que permite animais de estimação. “Um plus para a nossa família”, destaca, contando ainda que foram “dois dias muito bons em família”. A beleza das aldeias e das paisagens que as envolvem ficam guardadas na memória. “Chegar ali depois de uma semana de trabalho, à noite, sentirmo-nos recebidos como se fizéssemos parte daquele lugar, foi como entrar logo numa outra dimensão. Acho que é isto que todos procuramos em algum momento. Talasnal é um sítio a colocar no mapa”, testemunha António Maria Quintas, que, por uns dias, fez da Casa Lausus a sua casa.
Mimos, conforto e ambiente familiar
Seja Turismo em Espaço Rural, Alojamento Local, Hotel ou Campismo, os nossos alojamentos garantem-lhe conforto, beleza e ambiente familiar. É assim nas Casas do Couratão, Pessegueiro, Pampilhosa da Serra, no Sotam Country House, em Vila Nova do Ceira, no Xisto Camping, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Baixo, no Camping Oleiros, na Casa do Zé Sapateiro, na Aldeia do Xisto de Ferraria de São João, ou nas Casas dos Carregais, onde Carla Alves destaca ainda o “excelente” convívio com os habitantes locais.
Os anfitriões recebem os hóspedes com mimos que marcam a diferença: Nas Casas de Água Formosa, na Aldeia do Xisto que lhes empresta o nome, o pão de ló, a tarte de côco ou a broa fazem as delícias dos visitantes. O “pãozinho fresco pela manhã” conquistou Ana Cal, que esteve em Casal Frias, Pousaflores, concelho de Ansião. A simpatia, atenção e disponibilidade na partilha de dicas e sugestões para a elaboração de um roteiro completo são também pontos positivos apontados por Élia Mira, que passou pela Casa Princesa Peralta, na Aldeia do Xisto do Talasnal, ou ainda por alguns hóspedes que passaram pelo Villa Pampilhosa Hotel e pelo Convento da Sertã Hotel.
Gastronomia e experiências únicas
De resto, nas Aldeias do Xisto, ganha força a típica expressão do “conquistar pela barriga”. A gastronomia rica, diversa e cheia de sabor deixa marcas impossíveis de esquecer. Nos restaurantes parceiros encontra mais que uma mão cheia de iguarias típicas, muitas vezes confecionadas nos tradicionais fornos a lenha, levando-o por uma viagem no tempo e até à casa dos seus avós. O “fantástico” Menu Degustação do restaurante O Buke, na Pampilhosa da Serra, é apenas uma das opções disponíveis na nossa plataforma de reservas.
Além de alojamentos e restaurantes, no Bookinxisto encontra ainda um conjunto de propostas que o convidam a descobrir alguns dos recantos mais encantadores da Região Centro. A River Walking - Caminhada Aquática na Eireira, promovida pela Epic Land, é “uma experiência única”, e o Safari 4x4 - Meio dia, da Origem Safaris, é “uma visita fantástica”. Se procura atividades artísticas, é para a Cerdeira – Home for Creativity, na Aldeia do Xisto da Cerdeira, que deve apontar a sua bússola. Ao longo de todo o ano, há workshops e cursos que apelam à criatividade e promovem momentos relaxantes em família. “Foi uma excelente maneira de passar a tarde em família! Ambiente muito acolhedor, num sítio muito inspirador”, dizem-nos acerca do workshop Figurado em Cerâmica.
São todos estes elementos que fazem com que a passagem pelas Aldeias do Xisto saiba “a casa longe de casa”, como descreve Marta Trigueiro, que esteve na Casa da Natália, em Amiosinho, Góis. Uma ideia também sublinhada por Inês Caramelo, que foi recebida “de braços abertos” no Xisto Sentido, localizado na Aldeia do Xisto de Martim Branco. Na Casa Cimeira, na Aldeia do Xisto do Candal, Tomé Gomes sentiu-se em casa “a partir do momento em que abrimos a porta”. O mesmo se diz da Casa da Urze, na Aldeia do Xisto do Talasnal. Não é por isso de estranhar que na hora da partida, como acontece aos hóspedes da Casa de Santo Antão, Padrões, esteja “já a pensar num regresso próximo”.
Uma plataforma de comércio justo
Além de reunir os melhores alojamentos, as refeições mais saborosas ou as experiências mais surpreendentes, o Bookinxisto funciona numa base de comércio justo, sem intermediários nem comissões. Assim, o valor das suas reservas vai diretamente e por inteiro para os nossos parceiros. É, por isso, a página preferencial a visitar quando planeia a sua visita às 27 Aldeias do Xisto. O Bookinxisto possibilita o pagamento através de referência multibanco ou cartão de crédito, sem qualquer cobrança de comissão ou extras e está também disponível para smartphones.
Está disponível para todo o mundo a partir do site VisitPortugal.