Benfeita - Piódão (27km)
Pela EM518 por Pardieiros e Monte Frio até atingirmos a EN344, com passagem e posterior panorama sobre a Mata da Margaraça. Continuar a subida na EN344 até ao desvio à esquerda para Piódão via EM508, pela qual seguimos: troço panorâmico dotado de pontos de paragem, com ângulos de visão que variam de oeste a nordeste, que se estende até ao início da descida para a Aldeia Histórica. A parte final do trajeto é particularmente aliciante pelos sucessivos ângulos de aproximação à aldeia.
Alcançada a EN2, um primeiro troço panorâmico sobre os Penedos de Góis à nossa direita, estende-se entre Póvoa da Cerdeira e o cruzamento com o estradão que segue para Santo António da Neve e Trevim. Logo a seguir à Póvoa há um pequeno miradouro, a uma altitude de 670m, orientado para os Penedos de Góis. Um segundo troço, desde o início da EN112 na Portela do Vento até ao cruzamento para Fajão, permite vistas abrangentes para Sul. Um terceiro troço, na EM547, desde o anterior cruzamento até Fajão. Este troço tem vários pontos possíveis de paragem.
Um mar encapelado
“ … O que mais impressiona todos aqueles que um dia sobem ao Pico do Trevim, na serra da Lousã, ou que, a caminho da Pampilhosa, pela estrada que hoje segue para Castelo Branco, atingem a Portela do Vento e espraiam a vista pelo encadeamento de serranias que avança até ao Muradal, a nascente, é aquela majestosa ondulação que lembra um mar encapelado, de maravilhosa grandeza, onde se adivinham as profundidades do vale do Zêzere e seus afluentes. É um espetáculo grandioso, deslumbrante … “
José Cardoso (N: 1885; F: 1959) jurista, natural de Fajão
Álvaro - Pedrógão Pequeno (25km)
Pela EN351 até Cruz do Casal Novo. Aqui, seguindo à direita pela EN350, inicia-se um troço panorâmico que se estende até à bifurcação com a EN238-1. Podemos parar na Fonte da Mata, a 885m de altitude, para, em segurança, apreciar a paisagem. Na primeira parte as vistas são para noroeste e norte (Serra da Lousã, Serra do Açor) e depois abrem também para sul. Pouco depois do cruzamento referido, a estrada perde o interesse paisagístico.
Fajão - Janeiro de Baixo (23km)
Troço da EM547 até Vidual de Baixo. Aqui, não perder o miradouro deste lado da barragem. Cerca de 250m depois, desviar à esquerda, passando por Vale Grande e depois de atravessar a ponte sobre a Ribeira de Unhais, efetuar a subida até atingir o cruzamento com a EN344. Não perder o miradouro deste lado da barragem. Seguir para Armadouro e daí para Janeiro de Baixo.
Troço da EM545 que por Dornelas do Zêzere, passa no Machialinho até Portela de Unhais onde aflui à EN344 para Casal da Lapa. Vistas, na primeira parte, sobre o vale do Zêzere e, após a Portela de Unhais, sobre a albufeira da Barragem de Santa Luzia e a Serra do Vidual, com a sua espetacular crista quartzítica. No Casal da Lapa, adotar o troço Fajão-Janeiro de Baixo, em sentido inverso.
Barroca - Janeiro de Cima (14km)
Troço panorâmico da EN238 com vista para o vale do Zêzere. Culmina no Miradouro da Sarnadela, já próximo do desvio para Janeiro de Cima.
Aldeia das Dez - Benfeita (24km)
Seguindo a Estrada Municipal para o Santuário de Nª Srª das Preces e daqui em direção ao Piódão. Não perder o miradouro no Colcurinho/Capela de Srª das Necessidades. Ao chegarmos ao cruzamento que dá acesso àquela Aldeia Histórica, tomamos a direita. O troço seguinte já está identificado em Benfeita - Piódão, em sentido inverso.
Aldeia das Dez - Sobral de São Miguel (41km)
Troço da EN230 ao longo do vale do Rio Alvoco e, nomeadamente, entre Teixeira e as Pedras Lavradas (cruzamento com a EN231) e os 2km iniciais do troço da EM que deste ponto liga a Sobral de São Miguel.