O Município de Góis, no distrito de Coimbra, em pleno território das Aldeias do Xisto, é um dos cinco mais seguros para viver, em Portugal, avança a National Geographic online. A publicação baseia-se em dados da Pordata - Base de Dados Portugal Contemporâneo sobre os indíces de violência e que identificar quais os locais mais ou menos seguros para viver.
O concelho de Góis está em 4.º lugar, precedido pelos municípios de Torres Novas, Seixal e Alvito. A 5.ª posição pertence a Vila Franca de Xira.
"Se procura um novo local para viver em Portugal, Góis está em 4.º lugar na lista das cidades mais seguras do país. Deixe-se encantar pela natureza rural de Góis, pelas paisagens deslumbrantes e pelas praias fluviais", lê-se no texto. As Aldeias do Xisto de Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena e a Serra da Lousã são também fortes fatores de atração para a região.
Recorde-se que, de acordo com o Global Peace Index de 2019, Portugal está entre os países mais seguros do mundo. Numa lista composta por 163 países, Portugal ocupa a 4.ª posição. Islândia, Nova Zelândia e Áustria ocupam as primeiras posições do ranking.