“Mas talvez amanhã seja Domingo no mundo
e tudo bata certo nem que por um segundo”
Sérgio Godinho, Domingo no Mundo
Um passeio pedestre “A pé pelos Caminhos do Xisto”, a inauguração da exposição do Projet@X, uma prova de perícia em barcas tradicionais e um concerto do XJazz. São cinco acontecimentos que, no próximo dia 4 de agosto, nas Aldeias do Xisto de Janeiro de Cima e da Barroca, vão fazer jus à tradição de ser Domingo no mundo: descanso, diversão, abertura a estímulos que nos fazem estar em contacto com outras dimensões da vida. E pode ainda mergulhar no Rio Zêzere e degustar o melhor da gastronomia regional no Restaurante Fiado. Se quiser ficar pela zona, basta consultar a nossa plataforma de reservas Bookinxisto.
O Project@X continua com uma exposição que reúne os resultados produzidos, como a capucha, bolsas, materiais gráficos e uma interpretação contemporânea da tradicional barca de Janeiro de Cima. A mostra é inaugurada a 4 de agosto, na Casa do Lagar, onde permanece até ao final do mês.
Durante uma semana, 25 alunos e 8 docentes da Licenciatura em Design do DeCA-UA – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro estiveram na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima para trazer à luz do dia projetos pensados e trabalhados ao longo do ano letivo, com as Aldeias do Xisto. A residência Project@X - Por Este Rio Acima, que decorreu de 15 a 22 de julho, englobou as temáticas da água, da natureza e do céu escuro e, além de professores e alunos, convocou a experiência e sabedoria dos habitantes da aldeia, sobretudo na área da carpintaria e da tecelagem.
Além da inauguração da exposição, a aldeia recebe o já tradicional passeio pedestre “A pé pelos Caminhos do Xisto de Janeiro de Cima”, logo pela manhã. A iniciativa termina com a também habitual prova de perícia com barcas tradicionais, que vai já contar com a barca construída no âmbito do Project@X.
Para terminar o dia da melhor forma, a Casa Grande na Aldeia do Xisto da Barroca recebe o segundo concerto da edição deste ano do XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019. Pelas 19h00, o projeto Siu Kiu, de Maria Villanueva (voz) e Vânia Couto (voz), com Sandra Pérez (percussionista), Yoshida Carvalho (baixista) e Lucas de Centi (vibrafonista) mostra o resultado de uma semana de criação artística que envolveu a recolha de músicas tradicionais portuguesas e galegas e se dividiu entre a Aldeia do Xisto da Barroca e o Fab Lab Aldeias do Xisto, no Fundão, onde decorreram as gravações.
As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, tem conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. Para isso, aposta no que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentam a partir da essência dos lugares. A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural.
Aproveite todas estas iniciativas e passe o fim de semana connosco. Conheça as nossas sugestões de alojamento e restauração nos links relacionados ou consulte toda a oferta das Aldeias do Xisto em bookinxisto.com.