XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019
evento
evento

XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019

Barroca
São 5 concertos e 1 residência artística que convida músicos de renome nacional e internacional a inspirarem-se no espírito dos lugares, dando asas à criatividade.

William Parker, Hamid Drake, Luís Vicente, John Dikeman, Maria Vilanueva, Vânia Couto, Sandra Pérez, Yoshida Carvalho, Lucas de Centi, Valente MaioLuís Antero e Susana China & Guilherme Pinto. É assim o cartaz do XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019.

Desde 2012, a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e o JAAC- Jazz ao Centro Clube têm vindo a renovar o convite a artistas nacionais e estrangeiros  para um período de imersão na realidade das aldeias, através de residências artísticas e concertos, cruzando identidade cultural, paisagens e as artes sonoras.

Se o espírito cosmopolita e de abertura das Aldeias ao Mundo continuam a ser uma característica fundamental, estando bem patente na abertura da temporada de 2019 com o concerto que junta os norte-americanos William Parker, Hamid Drake e John Dikeman (este último baseado em Amesterdão) e o trompetista português Luís Vicente, a corrente temporada abraça uma forte e assumida dimensão local, quer através do início das experimentações artísticas em torno do projeto Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras das Aldeias do Xisto, do paisagista sonoro Luís Antero, quer pela residência artística de criação e gravação protagonizada por Vânia Couto e Maria Villanueva.

A oitava temporada destes Encontros nas Aldeias do Xisto reafirma a intenção de apresentar um programa artístico verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares, beneficiando do seu contexto social e ambiental para momentos únicos de criação, fruição e partilha. A este propósito, vale a pena recordar que, ao longo dos últimos anos, as Aldeias do Xisto receberam perto de 40 concertos e 6 residências artísticas. No âmbito das residências artísticas foram editados 3 discos: “Guitolão”, de Carlos Barretto e António Eustáquio, “Xisto” do quinteto com Marcelo dos Reis, Angélica Salvi, Nuno Torres, Miguel Carvalhais e João Pais Filipe (ambos gravados na Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã) e o disco homónimo dos Slow is Possible (gravado em Fajão, Pampilhosa da Serra). No prelo está o trabalho discográfico a solo (percussão e eletrónica) de Pedro Melo Alves, gravado em 2018, em Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital).


O XJazz continua, assim, a explorar a abertura deste território a contextos de criação e fruição artísticas, contribuindo para reforçar os atributos e valores das Aldeias do Xisto enquanto marca acolhedora da experimentação, da inovação e ponto de interseção daquilo que une os homens a si mesmos, aos lugares, à arte e à natureza.


PROGRAMA

Não faltarão por isso motivos para que se junte a nós. Planeie toda a sua estadia em bookinxisto.com

explorar

restauração
Fiado Restaurante
Fiado Restaurante
Janeiro de Cima

próximos eventos

evento
Páscoa em Sobral de São Miguel
Páscoa em Sobral de São Miguel
13 abr 2025 - 19 abr 2025, 21:00
Sobral de São Miguel
evento
Páscoa de Sabores
Páscoa de Sabores
17 abr 2025 - 20 abr 2025, 12:00
Góis
evento
Semana Santa em Proença-a-Nova
Semana Santa em Proença-a-Nova
17 abr 2025 - 21 abr 2025, 21:00
Proença-a-Nova