A oitava edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, que teve lugar em março, voltou a atrair muitos comensais a Oleiros. Ao todo, foram dez os restaurantes do concelho que participaram nesta iniciativa do município, num recorde de adesão de estabelecimentos e visitantes.
Também a exemplo de anos anteriores, foram assados mais de duas centenas de cabritos, respondendo a uma procura que se mantém crescente a cada edição que passa e comprovando que a gastronomia é um dos principais vetores de atração turística de Oleiros.
Recorde-se que apesar de atualmente se poder degustar Cabrito Estonado num qualquer fim-de-semana, em pelo menos dois restaurantes do concelho, resultado de uma calendarização definida entre todos os estabelecimentos aderentes, durante os quatro dias de Festival, vieram até Oleiros muitas pessoas, oriundas dos mais variados pontos do país.
Este é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser feito há alguns anos no âmbito da valorização e divulgação desta especialidade Oleirense que faz parte do património imaterial concelhio, um prato medieval exclusivo de Oleiros que começa a ser um caso sério de notoriedade.