Artigo

Maranho

É um enchido fresco, confecionado com recurso ao bucho da cabra ou da ovelha, que é recheado com carne de caprino ou ovino, alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de ervas aromáticas, sobretudo hortelã.

Ingredientes: Arroz, carne fresca de cabra, hortelã, chouriço ou chouriça, alho, azeite, vinho, sal.

"Aproveita-se o estômago das rezes abatidas – cabritos ou cabras. Lavam-se muito bem. É até costume escaldarem-se com cal para ficarem bem limpos. Talham-se pequenos sacos com essa pele, que depois são cheios com arroz, carne fresca da rez cortada em pedaços pequenos, alho picado, sal, pequenos bocados de hortelã, chouriço ou chouriça esfarelada, vinho e azeite em igual quantidade. A mistura preparada é provada antes de ser ensacada e provada. A hortelã dá-lhe o paladar, mas se for demais, também amarga. O arroz, como incha, não pode ser muito. Os saquinhos (maranhos) são fechados com agulha e linha e cozidos numa panela em água simples. Servem-se acompanhados de hortaliça, batatas e couves."

Receita obtida junto da Sra. D. Marília da Conceição Nogueira – Sarzedas (Castelo Branco)

Sugestões relacionadas com este artigo

Evento
Ver Evento Adicionar ao Roteiro
Associado

Páscoa Gastronómica no Sobral de São Miguel

15/04/2017 - 11:00 — 16/04/2017 - 21:00

Rua Fundo do Lugar / Ponte dos “Canutchos”, Sobral de São Miguel

Na Aldeia do Xisto do Sobral de S. Miguel, mais precisamente, na Rua Fundo do Lugar e ou na Ponte dos “Canutchos” poderá apreciar o melhor da gastronomia local relacionada com a Páscoa.

O que outros já partilharam

0 comentários