Xistopedia

Rede Natura 2000 da Serra da Lousã

Rede Natura 2000 da Serra da Lousã
ambiente e biodiversidade
Assegura a conservação dos habitats naturais na Serra da Lousã.

A Rede Natura 2000 tem como finalidade assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa, contribuindo para parar a perda de biodiversidade. Constitui o principal instrumento para a conservação da natureza na União Europeia.

Além de abranger o meio terrestre também abarca todo o meio marinho. É constituída pela Zona de Proteção Especial (ZPE), definida pela Diretiva Aves, criada com o intuito de conservar todas as espécies de aves que ocorrem naturalmente no estado selvagem. E também pela Zona Especial de Conservação (ZEC), definida pela Diretiva Habitats, cujo principal objetivo é contribuir para assegurar a conservação dos habitats naturais e de espécies da flora e da fauna selvagens.

O quadro legal da Rede Natura 2000 da Serra da Lousã, incluída na região biogeográfica Mediterrânica, foi instituído pela resolução do conselho de ministros nº 76/00 de 5 de Julho, abrangendo uma área de 15.158 hectares, em 5 Municípios do Pinhal Interior Norte.

Devido à acentuada orografia e às variantes climáticas, a vegetação existente é diversificada, destacando-se a ocorrência de Azinheiras (Quercus rotundifolia) nas zonas mais secas e ensolaradas, e de carvalhais de Carvalho-Roble (Quercus robur) e Carvalho-Negral (Quercus pyrenaica) nas zonas mais húmidas e frias. Os povoamentos de Castanheiros (Castanea sativa) encontram-se na proximidade de aglomerados populacionais.
As diversas linhas de água assumem grande importância para as espécies de fauna, como a Lontra (Lutra lutra). A vegetação ripícola encontra-se num bom estado de conservação, sendo de salientar as galerias onde se podem observar Amiais (Alnus glutinosa) e comunidades dominadas por Azereiro (Pruunus lusitanica), com presença de Azevinho (Ilex aquifolium). Destaque ainda para espécies como o Narciso (Narcissus bulbocodium e Narcissus triandus) e o Teixo (Taxus baccata).

Salienta-se a importância das manchas de Pinheiro Bravo (Pinus pinaster), e de algumas plantas invasoras como o Eucalipto (Eucalyptus globulus) e a Acácia/Mimosa (Acacia dealbata).

Inclui áreas importantes para a conservação do Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), Rã-ibérica (Rana iberica), Tritão marmorado (Triturus marmoratus) e da Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). Salientam-se, também, outras espécies de elevada raridade, como o Falcão Peregrino (Falco peregrinus) e o Morcego-de-ferradura-grande (Rhinolophus ferrumequinum).

explorar

restauração
Museu da Chanfana
Museu da Chanfana
Miranda do Corvo
restauração
Safra Restaurante
Safra Restaurante
restauração
Sabores da Aldeia
Sabores da Aldeia

próximos eventos

evento
Festival Gastronómico da Salada de Almeirão
Festival Gastronómico da Salada de Almeirão
10 jan 2025 - 25 jan 2025, 12:00
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
10 jan 2025 - 05 dez 2025, 20:30
Talasnal
evento
Workshop Construção de Fornos Rudimentares
Workshop Construção de Fornos Rudimentares
24 jan 2025 - 26 jan 2025, 10:00
Cerdeira