Já se sabia que Joni Brandão, da EFAPEL, tinha conquistado o primeiro lugar da Clássica Aldeias do Xisto, seguido por Luís Mendonça, da Rádio Popular-Boavista, que, com o 2º lugar garantiu a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, mas ainda não tinha acontecido o momento que realmente interessava a Emília Venda. Há muito que o ciclismo faz parte da sua vida. É a mãe do conhecido ciclista Cândido Barbosa, cujas provas acompanhou sempre que lhe foi possível. Agora, veio de Paredes para incentivar e aplaudir o neto, Diogo Barbosa, que participava na corrida. “É um miúdo muito tímido e humilde e quis seguir os passos do pai. Deus queira que tenha mais sorte”, partilha.
Com um nervosismo visível e muita emoção, aguarda, junto à meta, a chegada do neto. O marido/avô recuou uns quilómetros para lhe dar “força e água fresca, como fazia com o filho”. Conta-nos que o neto está em Espanha, na equipa da Caja Rural, e que é a primeira vez que participa numa corrida deste género. A conversa viaja até outros tempos e outros protagonistas do ciclismo nacional, mas o tão esperado momento acontece, Diogo corta a meta e é agora tempo de festejar.
Também do Norte do país vieram Sónia Rego e Ricardo Guimarães. A passar uns dias em Miranda do Corvo, tomaram conhecimento da prova num jornal local e decidiram assistir ao final. “O meu marido é adepto de ciclismo e viemos ver”, explica Sónia, acrescentando que aproveitaram a viagem para conhecer a Aldeia do Xisto do Gondramaz. “É muito agradável por aqui. Adorei a aldeia”, garante.
A terceira edição da Clássica Aldeias do Xisto realizou-se a 1 de maio e, ao longo de cerca de 154km, ligou as Aldeias do Xisto de Pedrógão Pequeno, na Sertã, e do Gondramaz, em Miranda do Corvo. Conheça aqui os resultados e as reações dos protagonistas.
Em Gondramaz, os ciclistas tinham à sua espera um público alegre e entusiasmado. À chegada de Joni Brandão, o primeiro a cortar a meta, fizeram-se ouvir fortes aplausos de um grupo equipado a rigor. “Somos da EFAPEL Escola de Ciclismo e viemos acompanhar a nossa equipa, que está a correr em casa. Somos a claque”, explica, bem-disposta, Aldina Fernandes. “Espetacular!” é a palavra que escolhe para reagir ao facto de a EFAPEL ter garantido dois lugares no pódio e o galardão de melhor equipa. “É muito bom, ainda por cima porque estamos a correr em casa”, acrescenta. Refira-se que a EFAPEL é uma empresa com sede em Serpins, no vizinho concelho da Lousã.
Nascido e criado no Gondramaz, Carlos Alves Garcia fez questão de acompanhar a chegada dos ciclistas à meta. Tendo em conta que a aldeia é muito procurada para a prática de ciclismo – ali se encontra um dos Centros de BTT das Aldeias do Xisto -, "faz todo o sentido" que aconteçam este tipo de eventos. “É algo que dá muita vida à aldeia”, completa a esposa, Maria de Lurdes Garcia. Ambos recordam que Gondramaz é também muito procurado por praticantes de caminhadas e que por ali passam os Trilhos dos Abutres. Esta Aldeia do Xisto é, de resto, um dos cenários do Campeonato do Mundo de Trail Running que, em junho, acontece em Miranda do Corvo.
A Clássica Aldeias do Xisto é uma das provas que integra o calendário do Cyclin' Portugal, um projeto que reconhece as Aldeias do Xisto como um território de excelência para a prática das várias modalidades de ciclismo. O Campeonato da Europa de Downhill, que se realiza de 2 a 5 de maio, na Pampilhosa da Serra, faz também parte do programa.
Foi precisamente essa excelência que o diretor executivo da ADXTUR-Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto salientou, manifestando ainda uma forte motivação para afirmar esta prova nas Clássicas de Portugal. Rui Simão felicitou todos os participantes e o entusiasmo com que a Câmara Municipal de Miranda do Corvo acolheu a iniciativa. "É uma honra estar no meio desta energia", disse.
O presidente da Câmara Municipal de Miranda de Miranda do Corvo chamou a atenção para a magia que envolve a Serra da Lousã e garantiu a disponibilidade do Município para receber outras iniciativas.
Texto: Andreia Gonçalves