Notícias

Joni Brandão venceu a Clássica Aldeias do Xisto

02 mai 2019
Joni Brandão venceu a Clássica Aldeias do Xisto
notícias
A correr em casa, e apoiada pelas Aldeias do Xisto, a EFAPEL tudo fez para vencer uma Clássica que, como não podia deixar de ser num território montanhoso onde o desnível é imagem de marca, a etapa final até à meta foi a subir.

“É uma subida nova no ciclismo, dura, com poucos pontos de descanso. Precisamos muito deste tipo de chegadas, porque muitas vezes fazemos corridas duras e o final acaba por não ser muito exigente. Dou os parabéns à organização por ter escolhido este percurso”, afirmou Joni Brandão, o ciclista da EFAPEL que, a 1 de maio, venceu a terceira edição da Clássica Aldeias do Xisto.

Vídeo da Clássica aqui.

O corredor explicou que estava familiarizado com o percurso devido ao reconhecimento feito na véspera da prova, mas confessa que não antecipou qualquer estratégia. “Decidi arrancar porque me senti bem e pude vencer, um triunfo que dedico à equipa, que trabalhou muito desde o quilómetro inicial”, sublinhou. “Limitei-me a completar o trabalho da equipa. Se fosse futebol, seria só dar o toque final para a baliza e fazer golo”, acrescentou ainda Joni Brandão.


Luís Mendonça, da Rádio Popular-Boavista, foi o segundo a cortar a meta e conquistou a Taça Portugal Jogos Santa Casa, com 125 pontos. Seguiram-se Joni Brandão, com 77, e Jonathan Lastra, Caja Rural-Seguros RGA, com 75.

“A equipa merecia esta vitória na Taça de Portugal Jogos Santa Casa, é um resultado que nos sabe muito bem. Tenho vindo a fazer um trabalho de perda de peso para subir com os melhores. Parece que estou a colher frutos e, desta forma, poderei chegar à Volta a Portugal com outro tipo de objetivos”, revelou o atleta.


O terceiro lugar do pódio foi para Henrique Casimiro, também da EFAPEL. Além dos dois lugares no pódio, a EFAPEL, patrocinada pelas Aldeias do Xisto e que corria em casa, venceu ainda o galardão de melhor equipa.


Consulte aqui a classificação completa.

A prova

A corrida, que ligou as Aldeias do Xisto de Pedrógão Pequeno, Sertã, e do Gondramaz, Miranda do Corvo, foi muito disputada desde o início. Ao longo dos cerca de 154km do percurso, formaram-se sucessivos grupos de fugitivos, uns mais numerosos do que outros, mas que nunca conseguiram uma diferença para o pelotão superior a dois minutos.

Na aproximação a Gondramaz, Óscar Hernández, da Aviludo-Louletano, um dos homens que animaram a jornada em diferentes movimentações, decidiu partir em solitário, mas não resistiu à perseguição do pelotão, onde a EFAPEL assumiu a maior parte das despesas.


As decisões ficaram para os últimos 5,5 quilómetros, em subida, com uma inclinação média de 8,5% e rampas com pendentes próximas dos 20%. Óscar Hernández ainda abordou as primeiras rampas na cabeça da corrida, mas os homens que se apresentaram com intenção de ganhar a corrida e a Taça não deram hipóteses.

Joni Brandão atacou, a menos de 4 quilómetros do fim, e fez uma “cavalgada” em solitário até à meta, com tempo para celebrar o triunfo, agradecendo os aplausos do entusiástico público presente em Gondramaz.

Fábio Costa, da UD Oliveirense/InOutBuild, conquistou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa em sub-23, seguido por Gonçalo Leaça, da LA Alumínios-LA Sport, e por Jorge Magalhães, da W52-FC Porto. Coletivamente, a W52-FC Porto venceu a Taça de elite e a Sicasal/Constantinos em sub-23.


Destaque ainda para Luís Fernandes, da Aviludo-Louletano, que ficou em primeiro na classificação geral de montanha, e Jorge Magalhães, melhor sub-23.


A Clássica Aldeias do Xisto é uma das provas que integra o calendário do Cyclin' Portugal, um projeto que reconhece as Aldeias do Xisto como um território de excelência para a prática das várias modalidades de ciclismo.  O Campeonato da Europa de Downhill, que se realiza de 2 a 5 de maio, na Pampilhosa da Serra, faz também parte do programa.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
25 abr 2024 - 05 mai 2024, 12:00
evento
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
27 abr 2024, 07:30
Sobral de São Miguel
evento
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
27 abr 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
12 mai 2024 - 01 dez 2024
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca