A plataforma digital Portuguese Trails, do Turismo de Portugal, venceu o prémio de “Melhor Site/App Turismo” na edição de 2018 dos Prémios ACEPI Navegantes XXI.
Exclusivamente dedicada à oferta nacional de Cycling e Walking, disponível em cinco idiomas, a plataforma é desenvolvida em estreita parceria com as sete regiões turísticas do país e com as comunidades intermunicipais, associações e empresas turísticas, numa atuação concertada entre entidades públicas e privadas.
As Aldeias do Xisto estão presentes, desde o início, com a Grande Rota do Zêzere, que acompanha o Rio Zêzere, da nascente na Serra da Estrela, à foz em Constância, onde encontra o Rio Tejo, e pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou de canoa.
"Esta plataforma é muito importante, porque projeta à escala internacional a oferta das Aldeias do Xisto em matéria de turismo de natureza e de turismo ativo, com a inclusão da Grande Rota do Zêzere e da rede de Centros de BTT como traçados âncora da Região Centro de Portugal”, refere o coordenador da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
"Esta realidade estimula o negócio das empresas especializadas nestes segmentos, mais desportivos ou mais imersivos, mas alarga, também, oportunidades a todos os parceiros com ofertas complementares de alojamento e restauração", destaca Rui Simão.
O presidente do Turismo de Portugal considera que este “é mais um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para posicionar Portugal como um destino internacional de excelência neste género de experiências turísticas”.
Luís Araújo afirma ainda que “esta plataforma é uma das ações do projeto Portuguese Trails que pretende captar novos segmentos de procura com potencial de crescimento sustentável, reforçando o papel do turismo como hub de desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional". É, por isso, "um exemplo daquilo que a concertação entre os vários players do mercado, públicos e privados, permite atingir”.
Refira-se que os Prémios ACEPI Navegantes XXI premeiam anualmente o que de melhor se faz na Economia Digital nas mais diversas vertentes em Portugal, contribuindo para a promoção e desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital no nosso país.