Bastaram 11 minutos para as 250 vagas disponíveis para o Geo Tour Aldeias do Xisto 2019 ficarem preenchidas, o que faz com seja uma dos eventos de BTT mais procurados de Portugal. A sétima edição da prova, organizada pelo BTT Gardunha, está agendada para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2019.
As serras e vales, trilhos e estradas rurais de enorme beleza que se encontram entre o Fundão e a Pampilhosa da Serra servem de cenário à sétima edição desta prova de BTT. Ao longo dos dois dias, os participantes vão percorrer cerca de 170 quilómetros, com um total de subida acumulada de 4000 metros.
A prova é disputada em duas etapas, cada um com cerca de 85km e 2000 metros de acumulado. A primeira etapa, a decorrer no dia 23, parte do Fundão em direção à Pampilhosa da Serra. No dia seguinte, os ciclistas regressam à origem.
O Geo Tour visita quatro freguesias com aldeias que integram a rede das Aldeias do Xisto - Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Vidual/Fajão - e cruza-se com a Grande Rota do Zêzere.
Cabeço do Pião, Armadouro, Barco, Brejo de Cima, Brejo de Baixo, Dornelas do Zêzere, Enxabarda, Ourondo, Meãs, Malhou, Malhada do Rei, Peso, Pesinho, Praçais, S. Jorge da Beira, Souto da Casa ou Silvares são apenas alguns dos pontos de passagem da prova.
Face aos muitos pedidos, o BTT Gardunha vai abrir uma segunda fase de inscrições em data a anunciar em breve. O número é limitado, mas abre uma nova oportunidade aos muitos interessados no evento.