Há 55 seleções e mais de 400 atletas a caminho do Abutres TWC- Abutres Trail World Championships, um número recordista no que a campeonatos do mundo diz respeito. A competição decorre em Miranda do Corvo, de 6 a 9 de junho.
Nas seleções masculinas, o grande destaque vai para as favoritas Espanha e França, mas a Itália, Grã-Bretanha e os EUA também chegam bastante fortes a este Campeonato do Mundo. A Roménia apresenta-se com 3 atletas de top mundial na sua equipa e Portugal tem também uma equipa muito coesa, com a vantagem de competir em casa.
Entre as equipas femininas, prevê-se que a vitória coletiva seja fortemente disputada entre França e Espanha, seguidas por Itália, Grã-Bretanha, EUA e Polónia.
Já nos desempenhos individuais masculinos, as previsões apontam para que esta seja a prova mais competitiva da história do trail running, tornando difícil referir candidatos. Contudo, pelas características do percurso, pode destacar-se Jonathan Albon (Grã-Bretanha) e Zaid Ait Malek (Espanha), que têm um percurso quase à sua medida, mas também Nicolas Martin (França), Tim Tollefson (EUA), Marco de Gasperi (Itália), Cristofer Clemente (Espanha) e Luis Alberto Hernando (Espanha). O português André Rodrigues, que atravessa um excelente momento de forma e que já venceu por duas vezes os Trilhos dos Abutres, é também um forte candidato ao título.
Para o pódio individual feminino, as grandes favoritas são Azara Garcia dos Salmones (Espanha), Ruth Croft (Nova Zelândia) e Ragna Debats (Holanda).
Podem consultar os atletas e as respectivas selecções aqui.
Os Speakers do Abutres 2019 TWC
O irlandês Eoin Flynn vem diretamente de Las Palmas, na Gran Canária, para dar "voz" ao Abutres Trail World Championships. Este amante e praticante fervoroso da corrida e trail running, já representou, em muitas ocasiões, a Seleção da Irlanda. Aos 38 anos, conta com grandes presenças em alguns dos maiores eventos do mundo de Trail Running, como o UTMB, Transgrancanaria, Penyagolosa 2018 Trail World Championships, Cerimónia do Ultra Trail World Tour ou Ultra Serra Nevada.
João Carvalho, carinhosamente apelidado como "Joca" pelos atletas portugueses, é sem dúvida uma referência no que à atividade de speaker diz respeito. É amante de downhill e trail running, mas é como speaker que se tem destacado. Presença assídua nos maiores eventos em Portugal, com destaque para o Trans Peneda-Gerês 2016 Trail World Championships, MIUT- Madeira IslandUltra Trail, Grande Trail Serra D'Arga, entre outros. Joca junta-se pela primeira vez à equipa dos Trilhos dos Abutres e aos seus speakers residentes, Pedro Amorim, Hugo Cabral, Carlos Amorim e Luís Dias, no mais importante evento da modalidade do ano.
Ultra Trilhos dos Abutres com cerca de 1000 participantes
Com quase 1000 participantes, o Ultra Trilhos dos Abutres será uma prova bem disputada. Entre os atletas masculinos, destaque para a armada do Vitória FC Trail Running, Diogo Baena, Pedro Ribeiro e Aite Tamang. É preciso ainda ter em conta nomes como Sergio Sá, Vitor Cordeiro, Luiz Mota, André Duarte, Diogo Pinheiro, Emanuel Machado e Paulo Conde, segundo classificado na prova de 30km do Trilhos dos Abutres 2018.
Já nas categorias femininas, Susana Rodriguez, Fernanda Verde, Vera Bernardo, Inês Jordão, Mariana Ballester, Paula Lage, Monique Ribeiro, Daniela Russo e Sónia Túbal são as principais candidatas ao título.