O Douro Wine Fest pretendeu reunir em torno da temática produtores de vinhos da Região do Douro, chefes de cozinha, unidades de restauração, entre outros representantes do tecido empresarial do setor turístico do destino Douro.
Com o objetivo último de atrair visitantes ao território e potenciar o produto Gastronomia e Vinhos, o Douro Wine Fest contribuiu certamente para dinamizar a economia local e regional, aumentando a notoriedade do destino Norte de Portugal.
Tendo como cenário as águas do rio Douro e os socalcos coloridos em tempo de vindima, o Douro Wine Fest realizou-se, pela primeira vez, no Peso da Régua entre os dias 18 e 21 de setembro. Durante estes dias, o espaço ao ar livre do cais da Régua foi transformado numa estrutura modular equipada com vários stands para expositores, salas de provas e degustação, áreas lounge, zona para showcookings e workshops comentados, espaço para os mais novos, entre outras valências dedicadas às artes e à cultura em geral.
O programa do Douro Wine Fest apostou nas ações vínicas e gastronómicas, com Provas Comentadas, Demonstrações Culinárias, Aulas Práticas e Duelos de Chefes, onde se fez, obrigatoriamente, a ligação das receitas aos vinhos do Douro, como ingrediente e/ou na harmonização, totalizando mais de 50 ações no conjunto dos quatro dias do festival. Foi neste contexto que o prestigiado Chef Flávio Silva do Restaurante O Buke do Villa Pampilhosa Hotel participou uma vez mais neste festival.
Foram também programados Duelos de Chefes Inesperados e Enólogos Improváveis, em que figuras públicas ou personalidades conhecidas do grande público, direta ou indiretamente ligadas à região, ao turismo, à cultura, à gastronomia ou ao Douro, inesperadamente vestem o papel de chefe de cozinha ou de enólogo improvável.