Flávio Silva é chef do Restaurante "O Buke", do Villa Pampilhosa Hotel**** desde o ano de 2012 e esta é a terceira vez que participa neste concurso - Chefe Cozinheiro do Ano, mostrando a alta cozinha regional e a cozinha de autor, levando consigo a marca Aldeias do Xisto e a cozinha tradicional.
CONCURSO CHEFE COZINHEIRO DO ANO
O concurso Chefe Cozinheiro do Ano divide-se em três etapas regionais, a etapa Sul e Ilhas, Norte e Centro, em que o júri selecciona os 4 concorrentes mais bem pontuados de cada Região e que irão disputar os Concursos Regionais (Sul/Ilhas, Lisboa e Norte/Centro), num total de 12. Flávio Silva foi um dos apurados para as etapas regionais.
Por cada região são seleccionados 2 concorrentes suplentes que serão convocados em caso de eventual desistência ou desclassificação de um apurado.
APURADOS 2015
- 1ª Etapa Regional de Lisboa (3 de Março - Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa)
- Martin Schreiner– Restaurante “O Talho”
- Tony Martins – Iguarias Sábias Catering – Casino Figueira da Foz
- Miguel Silva – Hotel Tivoli Coimbra
- Ricardo Raimundo – Escola de Hotelaria e Turismo de Fátima
Desta etapa, saiu vencedor Ricardo Raimundo, a 1ª Menção Honrosa foi entregue a Duarte Eira do Restaurante Sal Poente e a 2ª Menção Honrosa entregue a Alexandre Rosa do Hotel D. Henrique.
- 2º Etapa Norte/Centro (06 de Março - Escola de Hotelaria e Turismo do Porto)
- Vitor Adão – Escola de Hotelaria e Turismo Douro- Lamego
- Flávio Silva – Villa Pampilhosa Hotel****
- Alexandre Rosa – Hotel D. Henrique Downtown
- Duarte Eira – Restaurante Sal Poente
Em 1º lugar ficou Vítor Adão da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego, a 1ª Menção Honrosa foi entregue a Duarte Eira do Restaurante Sal Poente e a 2ª Menção Honrosa entregue a Alexandre Rosa do Hotel D. Henrique.
- 3º Etapa Sul e Ilhas (10 de Março - Escola de Hotelaria e Turismo de Faro)
- João Viegas – Restaurante São Gabriel
- Rogério Bento – Salgados Dunas Suites
- Maurício Vale - Restaurante Eden
- Paulo Carvalho – Restaurante "A Cevicheria"
Em 1º lugar ficou João Viegas do Restaurante São Rafael, a 1ª Menção Honrosa foi entregue a Paulo Carvalho da Cevicheria e a 2ª Menção Honrosa foi entregue a Rogério Bento do Nau Salgados Dunas Suites.
Todos os candidatos concorreram com um menu completo (entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa) respeitando as matérias-primas obrigatórias:
- Bacalhau Salgado Seco da Noruega;
- Vitela;
- Maçã;
A Etapa Final Nacional, vai ser realizada em data a anunciar, e com os 6 concorrentes classificados nos Concursos Regionais onde prestarão novamente provas com um menu final que inclui as proteínas principais obrigatórias. O menu final é livre e deverá ser composto por Entrada, Prato de Peixe, Prato de Carne e Sobremesa.