A Câmara Municipal de Miranda do Corvo promove a I Feira Medieval. No programa destaca-se a componente educativa de promoção da história e tradições do concelho e uma componente mais lúdica e de entretenimento, como as recriações históricas, a animação de rua, as danças medievais ou o espectáculo de fogo.
PROGRAMA:
11H30 – Abertura da Feira Medieval com a chegada dos mercadores, artesãs e músico. Animação permanente Viv’Arte (música, danças, artes de circo, personagens diversos, cetraria e mostra de armas). Saltibancos e malaristas pelo grupo de Teatro de CPT de Sobral de Ceira (acrobacias e cuspidores de fogo).
Banca do Barbeiro | Banca das lãs | Banca das mezinhas | Banca da Padeira | Tenda dos doces conventuais
Trabalhos ao vivo: tecelagem, cestaria, olaria e outros
13H00 – Comeres e Beberes com sabores de antanho nas tendas espalhadas pelas ruas do Burgo
14H00 – Atuação do Rancho Folclórico das Cortes de Semide /Godinhela
15H00 - Cortejo de D. Afonso Henriques (Séc. XII) pelas ruas do Burgo e Bênção da Feira com a leitura da Carta do Foral. Local – Junto á torre Sineira
16H00 – O Voo Altaneiro, espetáculo de cetraria
16H30 – Atuação do Rancho Folclórico Cortes de Semide/Godinhela
17H00 - Cortejo de D: Manuel I (Séc. XVI). Chegada ao Pelourinho e inquirições para o novo Foral e a sua leitura (junto à Câmara Municipal)
18H00 – Teatralização – Juízo de Herético (auto de fé) muitas pessoas esquecendo-se da sua própria salvação e apartando-se da fé católica têm mantido relações com demónios, por meio de encantamento, feitiços crendices de Mafoma.
19H00 – Monte Tenebrum – espectáculo de Fogo
20H00– Encerramento da Feira Medieval