As Aldeias do Xisto e a AICEP- Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, vão estar no epicentro de um dos maiores eventos europeus ligados ao design: o Festival de Design de Londres. Portugal vai estar representado na Tent London, através da parceria entre as Aldeias do Xisto e a AICEP, e também na Bienal de Design de Londres, com o projeto "UN/BIASED" liderado pela Direção Geral das Artes
São 25 as empresas representadas no stand de Portugal na Tent London, de 22 a 25 de setembro na capital britânica. Sob o lema “Inspiring Portugal”, o nosso país apresenta-se num espaço coletivo que promove a diversidade e a excelência do design de produto português junto de um público-alvo conhecedor, exigente e sofisticado.
Para além de promover a imagem de Portugal e gerar negócio junto de importadores europeus na área da decoração e mobiliário, as Aldeias do Xisto e a AICEP apostam na afirmação internacional do País como um destino criativo, inovador e com condições de acolhimento para projetos experimentadores. Recorde-se que em junho deste ano, a ADXTUR e a AICEP formalizaram em protocolo uma parceria para a internacionalização da marca Portugal através da qualificação da perceção de valor atribuída às suas marcas territoriais, particularmente as do interior do país. É, aliás, nesse sentido que entre os produtos expostos no stand de Portugal estarão objetos criados no âmbito da trilogia “Craft+Design+Identidade” que as Aldeias do Xisto desenvolveram nos últimos quatro anos, e que envolveram criadores nacionais, designers e universidades.
Os objetos incluídos na Tent London:
- “Revolta dos Legumes” da Casa da Olaria (Agricultura Lusitana)
- “Almotolia, Regador, Taças” da Casa Luzarte (Agricultura Lusitana)
- “Taça Couve” de InVidro e Feltrosofia (L4Craft)
- “Gota Segredo” da Casa da Olaria (Água Musa)
- “Taça Gotas” de InVidro (Água Musa)
Qualificar a imagem de Portugal através da identidade rural
Perseguindo a missão de gerar atratividade para o seu território, a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto vê nesta parceria com a AICEP uma forma de qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no interior do país e da afirmação de uma identidade eminentemente rural, sectores em que a marca Aldeias do Xisto é já uma referência a nível nacional.
A ADXTUR tem gerado novos fatores de atratividade a pessoas, conhecimentos e investimentos, que a marca e os seus atores procuram capitalizar através do desenvolvimento turístico e em áreas conexas como a reabilitação urbana, a gastronomia, a gestão florestal e a salvaguarda ambiental e cultural, entre outros. No fundo, tal como referiu Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR, trata-se de «explorar e implementar novos mecanismos de apoio à atração e fixação de estrangeiros através de projetos em áreas técnicas, científicas, culturais e artísticas», e assim continuar a gerar contributos fundamentais para a construção do caminho de transformação social e económica a que as Aldeias do Xisto se propõem.
Um caminho em que o mais importante são os passos dados no âmbito da inovação e abertura ao exterior através da inserção internacional dos associados privados da ADXTUR, explorando novas ideias, trilhos e circuitos de comercialização.
Tent London
A Tent London é um dos eventos que fazem parte do programa do Festival de Design de Londres, um dos mais reputados da capital britânica, atraindo todos os anos os maiores designers da cidade e da Europa, funcionando como “caixa-de-ressonância” das novas tendências e originador de outras. São vários os países que apostam numa presença coletiva, nomeadamente Noruega, Suécia, Dinamarca, Itália e Irlanda. Estes países marcam presença na Tent London através de empresas que mostram os seus produtos de decoração e mobiliário, bem como com reconhecidos designers.