Notícias

Aldeias do Xisto e AICEP assinam protocolo para a internacionalização

22/06/2016 - 11:27

Primeira ação é já a participação na Tent London, em Setembro.

No dia 23 de junho, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, à beira do Rio Zêzere e animada pelo Festival Raiz d’Aldeia, celebra-se a assinatura do protocolo entre a AICEP- Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal, e a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. O principal objetivo é internacionalizar a marca Portugal através da qualificação da percepção de valor atribuída às suas marcas territoriais, particularmente as do interior do país. Em Setembro, já ao abrigo deste protocolo, as Aldeias do Xisto vão estar presentes no stand de Portugal, na conceituada feira de design Tent London.

Uma das ações a levar a cabo ao abrigo deste protocolo é a participação em certames internacionais com elevado impacto potencial no desenvolvimento e na comercialização de bens e serviços produzidos no interior de Portugal.

A Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, está já toda engalanada para acolher mais uma edição do Festival Raiz d’Aldeia, um evento internacional de música e dança tradicionais. É neste apropriado contexto que se celebra, a 23 de junho, a assinatura do protocolo de cooperação entre a AICEP– Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. A assinatura deste documento formaliza aquilo que já vem sendo uma estreita colaboração entre a ADXTUR e a AICEP, e cuja primeira ação concreta ao abrigo deste protocolo será a participação das Aldeias do Xisto no stand que vai representar Portugal na conceituada feira de design Tent London, que decorre de 22 a 25 de setembro, na capital britânica. Uma participação que está também a ser articulada com a Direção Geral das Artes, que terá igualmente um pavilhão de representação de Portugal, na Bienal de Design de Londres, e que decorre de 7 a 27 de setembro subordinada ao tema “Utopia”, celebrando os 500 anos da edição da obra clássica de Thomas More (1516).

ADXTUR e AICEP vão colaborar em ações de captação de investimento em mercados de interesse comum.


Qualificar a imagem de Portugal através da identidade rural

Perseguindo a missão de gerar atratividade para o seu território, a ADXTUR vê nesta parceria com a AICEP uma forma de qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no interior do país e da afirmação de uma identidade eminentemente rural, sectores em que a marca Aldeias do Xisto é já uma referência a nível nacional. A ADXTUR tem gerado novos fatores de atratividade a pessoas, conhecimentos e investimentos, que a marca e os seus atores procuram capitalizar através do desenvolvimento turístico e em áreas conexas como a reabilitação urbana, a gastronomia, a gestão florestal e a salvaguarda ambiental e cultural, entre outros. No fundo, tal como referiu Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR, trata-se de “explorar e implementar novos mecanismos de apoio à atração e fixação de estrangeiros através de projetos em áreas técnicas, científicas, culturais e artísticas”, e assim continuar a gerar contributos fundamentais para a construção do caminho de transformação social e económica a que as Aldeias do Xisto se propõem. Um caminho em que o mais importante são os passos dados no âmbito da inovação e abertura ao exterior através da inserção internacional dos associados privados da ADXTUR, explorando novas ideias, caminhos e circuitos de comercialização.

Trata-se de explorar e implementar novos mecanismos de apoio à atração e fixação de estrangeiros através de projetos em áreas técnicas, científicas, culturais e artísticas.
Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR

Peças dos projetos Craft+Design+Identidade na Tent London

Como ações concretas previstas no protocolo, destacam-se a participação conjunta em ações no estrangeiro com projetos nas áreas da cultura, natureza, craft e design, em certames internacionais com elevado impacto potencial no desenvolvimento e na comercialização de bens e serviços produzidos no interior de Portugal, e ainda a colaboração e participação nas ações de captação de investimento em mercados de interesse comum e previamente identificados.
A primeira ação concreta ao abrigo deste protocolo será a participação, em Setembro, no stand com que Portugal se fará representar na conceituada Tent London– Feira de Design de Londres, onde as Aldeias do Xisto estarão ao lado de mais de duas dezenas de empresas e criadores nacionais. As Aldeias do Xisto participarão com um conjunto de artefactos dos seus três projetos de Craft+Design+Identidade: Água Musa (2013), L4Craft (2014) e Agricultura Lusitana (2016).
Localizada no coração criativo da capital britânica, ao longo de quatro dias, a Tent London- Feira de Design de Londres, reúne 450 expositores de 29 países, incluindo designers independentes, marcas reconhecidas, pavilhões de países internacionais e galerias. São mais de 25 mil influentes investidores, retalhistas do sector, distribuidores, arquitetos, designers de interiores, imprensa, designers e muito público conhecedor que procura as mais recentes propostas nas áreas do mobiliário, iluminação, têxteis e instalações conceptuais de todo o mundo.

Últimas Notícias