Notícias

Granfondo Aldeias do Xisto: Uma prova para todos os amantes de ciclismo

19 set 2019
Granfondo Aldeias do Xisto: Uma prova para todos os amantes de ciclismo
notícias
Com partida e chegada ao Fundão e com passagem pelo concelho de Pampilhosa da Serra, a 8.ª edição da prova tem três distâncias e convida todos os praticantes a viverem as emoções das etapas das grandes provas de estrada.

Uma prova aberta a todos os amantes do ciclismo e que os convidaa usufruir das paisagens e das condições naturais de excelência que caracterizam as Aldeias do Xisto. São estes os principais pilares do Granfondo Aldeias do Xisto, cuja 8.ª edição está marcada para 29 de setembro.

Com partida e chegada no centro do Fundão, a prova passa por alguns dos locais mais emblemáticos das Aldeias do Xisto, como a Barragem de Santa Luzia, as Aldeias do Xisto de Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo, ou o complexo das Minas da Panasqueira, colocando em destaque, uma vez mais, as potencialidades deste território para a prática das várias modalidades do ciclismo, reconhecidas no contexto do projeto Cyclin’Portugal.


“As Aldeias do Xisto foram pioneiras quando lançaram o primeiro Granfondo em Portugal, importando um conceito de prova aberta a todos e permitindo que qualquer pessoa possa viver um dia em ambiente típico de grandes provas”, relembra o diretor executivo da ADXTUR- Agência para a Promoção Turística das Aldeias do Xisto.

Rui Simão realça, por outro lado, que se trata de “uma prova emblemática, porque traduz a ambição das Aldeias do Xisto de criar valor e gerar mais atratividade”. Ambição essa que, de acordo com o responsável, se enquadra numa estratégia assente em vários pilares. Por um lado, “as condições naturais para a prática de ciclismo de estrada, quer pela sua dimensão cénica, quer pelos traçados”. Por outro lado, recorda, o território está dotado de “serviços especializados e vocacionados para esta prática desportiva”, comoa rede Bikotel e os Centros BTT. “A cultura de desporto e a relação com o espaço natural impulsiona-nos também a dinamizar eventos que convidam e incentivam todos a usufruir destas condições únicas”, justifica, por fim, a aposta continuada nesta iniciativa. “Este é o maior evento associado à bicicleta nas Aldeias do Xisto e tem trazido novas paisagens para o ciclismo, acolhendo provas nacionais e internacionais”, conclui.


"Não são muitos os eventos desportivos que podem usufruir de um cenário tão extraordinário como este Granfondo. É um traçado mítico o que os atletas vão percorrer", considera também Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, lembrando que a filosofia do Granfondo Aldeias do Xisto está alinhada com as "novas tendências atuais", em que "cada vez mais os viajantes procuram experiências diversificadas, nomeadamente no turismo ativo".

desportivo, em perfeita simbiose com a natureza,

Recorde-se que as Aldeias do Xisto foram o cenário escolhido para a realização dos dois últimos campeonatos europeus de DHI: em 2018, a prova decorreu na Lousã e, em 2019, teve lugar na Pampilhosa da Serra. Além disso, entra também para esta conta a realização da Clássica Aldeias do Xisto ou a Volta a Portugal, que voltou a passar por vários concelhos e teve uma etapa a começar em Pampilhosa da Serra.


Acolhimento é fator de sucesso

Com o objetivo de se afirmar “como destino para a prática de desportos de natureza e pelas excelentes condições disponíveis para o efeito”, como refere o vice-presidente, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra associou-se ao Granfondo Aldeias do Xisto desde o primeiro momento. “É uma parceria salutar, com um resultado que tem sido de excelência”, diz Jorge Custódio.

Não é, aliás, por acaso, que a apresentação da prova, a 18 de setembro, teve como pano de fundo a Barragem de Santa Luzia, ponto de passagem de todos os Granfondos Aldeias do Xisto realizados até ao momento.


Jorge Custódio aponta a forma calorosa como participantes e desportistas são acolhidos na região como um dos fatores de sucesso da iniciativa. “É como se de uma festa se tratasse”, diz, dando o exemplo dos Bombos de Dornelas que “se mantêm a apoiar os ciclistas horas a fio”

Granfondo Aldeias do Xisto: um evento para todos

“O Granfondo Aldeias do Xisto 2019 segue as características das edições anteriores e oferece a todos os amantes da modalidade a experiência de viver, por um dia, o ambiente de uma grande prova. E fazê-lo, não só em termos de desafio desportivo, mas também em comunhão com a paisagem e com as pessoas do território. O grande êxito do evento tem mesmo a ver com as pessoas e com a forma como recebem os participantes”, refere António Queiroz, da Ultra Spirit Sports, responsável pela organização da prova, indo ao encontro dos discursos anteriores.

Procurando abranger um leque alargado de pessoas, há, este ano, 3 distâncias em competição: Granfondo (140km), Mediofondo (109km) e Minifondo (59km). Para os acompanhantes, está prevista uma visita ao complexo mineiro da Panasqueira e uma caminhada. Saiba mais sobre a prova aqui

De acordo com António Queiroz, são esperados cerca de 700 participantes, de mais de 10 nacionalidades. Contabilizando os acompanhantes, a prova deverá envolver mais de mil pessoas, que “terão impacto não só no alojamento, mas também na restauração e nas empresas de animação turística”. É também expectável que a visibilidade da prova incentive os participantes a regressar no futuro, desta feita “já com mais tempo para conhecer e usufruir do território”. Em termos monetários, prevê-se um retorno de 700 a 800 mil euros.


Quanto à margem de crescimento, o responsável da Ultra Sports Spirit assume que o objetivo será sempre garantir a excelência e a qualidade desta experiência. “Houve uma proliferação de provas deste género e estamos a trabalhar com a Federação Portuguesa de Ciclismo para que haja alguma excelência associada a estes eventos. Que o número não comprometa a qualidade”, considera.

Também o Município do Fundão tem interesse em todos os eventos relacionados com o desporto de natureza, razão mais do que suficiente para justificar o “total comprometimento com esta edição e com estes parceiros”, diz o vice-presidente da autarquia, Miguel Gavinhos. Com mais de 600 participantes, este é “um dos maiores eventos desportivos da região”, com impacto em várias áreas. “O Granfondo promove a Rede das Aldeias do Xisto como um dos grandes projetos que este país viu nascer, não só do ponto de vista turístico, como também do ponto de vista social e cultural”, considera e, por isso, diz que além de promotor, o Município do Fundão é “um dos principais beneficiários deste evento”.

Porque também interessa olhar para o futuro, inovar e surpreender, António Queiroz termina com uma promessa: "Haverá novidades importantes em 2020”.

Texto: Andreia Gonçalves

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
14 abr 2024 - 01 dez 2024
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
19 abr 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
17 mai 2024 - 19 mai 2024, 20:30
Pampilhosa da Serra