Xistopedia

Granfondo Aldeias do Xisto reúne cerca de um milhar de ciclistas

Granfondo Aldeias do Xisto reúne cerca de um milhar de ciclistas
natureza ativa
A sétima edição da prova decorreu em novas paisagens, reforçando as potencialidades deste território para a prática de ciclismo.

Cerca de mil ciclistas de 12 países participaram no 7° Gran Fondo Aldeias do Xisto, que, pela primeira vez, partiu do Fundão. Depois de seis edições na Lousã, a Gardunha, o Açor e o Rio Zêzere serviram agora de cenário a um evento que reforça as potencialidades e a excelência das Aldeias do Xisto para a prática de ciclismo, de lazer ou de competição, ao longo de todo o ano.

Esta mudança de quartel-general do Gran Fondo, que se integra no projeto Cyclin’ Portugal, “é um desígnio natural”, que traz “novos trajetos” e mostra “a riqueza e tudo o que o território das Aldeias do Xisto tem para oferecer aos ciclistas e a quem gosta de ciclismo”, refere o diretor da prova, António Queiroz.

A relação simbiótica” entre desporto e turismo é a ideia vincada pelo presidente da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. Paulo Fernandes refere que o Gran Fondo é “o maior evento de ciclismo alguma vez feito no Fundão” e dá novos territórios “a descobrir”, sendo de destacar que, entre os participantes, há pessoas que nunca estiveram na região.


O coordenador da ADXTUR reforça a ideia, chamando a atenção para o facto de este novo percurso trazer “paisagens nunca percorridas e, nalguns casos, icónicas, como é o caso da subida do Cabeço do Pião até à Barroca Grande, Minas da Panasqueira e Alto do Xiqueiro”. Rui Simão destaca ainda a “vitalidade que a prova leva para dentro das aldeias, enquanto pontos de passagem e de abastecimento, que também nos enriquece”.
 

 


“Já participei em algumas provas e já andei de bicicleta em alguns sítios, como França e Espanha, mas este percurso é o melhor de todos. É duro, é bonito, é o melhor”.

As palavras são de Bruno Nogueira, vencedor do Gran Fondo Aldeias do Xisto. O atleta da Addict Bikes, que participou pela primeira vez nesta prova, isolou-se logo no início da corrida, tendo percorrido sozinho cerca de 130 km. “É difícil fazer isto numa prova com participantes de grande qualidade”, considera. Bruno Nogueira é natural do Fundão e, também por isso, esta foi uma vitória com sabor especial.
 


O pódio ficou completo com Rui Sá, da Love Tiles, no segundo lugar, e Daniel Ferreira, da Danibikes - Scott, que se classificou na terceira posição.

No setor feminino, a vencedora foi Flávia Lopes, da formação Vasconha BTT Vouzela. Inês Trancoso, da Maiatos/Reabnorte, ficou em segundo, e Guadalupe Barrena, da Bikeshop Team, alcançou o terceiro lugar.

Michel Machado foi o mais rápido a percorrer os 110 km do Mediofondo. “É sempre bom ganhar”, disse o atleta da formação Vasconha BTT Vouzela, admitindo que a prova lhe exigiu “muito sacrifício”, apesar de já conhecer algumas partes do percurso. “Arranquei muito atrás e foi preciso muito esforço para ultrapassar todos os atletas”, justificou. Michel Machado mostrou-se agradado com o percurso definido pela organização e entende que a mudança foi uma boa aposta.
 


Gil Santos, do GDR Canaviais Comprarcasa Évora, ficou em segundo e Alexandre Guilhoto, da Marques & Pereira/Em3/Os Beirões, classificou-se na terceira posição.

No feminino, Ana Neves, da Bike & Nutrition Shop, foi a vencedora. Carina Morais e Rita Reis, colegas da formação Gruppetto D'Arrábida/ /All4bikes, terminaram a prova no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A classificação completa está disponível aqui.

No final, o balanço é positivo. António Queiroz explica que a maior preocupação é sempre a segurança. Não houve incidentes a registar e “a maior parte das pessoas chegou satisfeita”.

Foi também com “muita satisfação” que a organização chegou ao fim, sublinhando o “grande impacto” que o evento tem na região, pelo número de pessoas que movimenta. “Os participantes acabam por se fazer acompanhar pelas famílias e amigos”, explica o diretor de prova.

Famílias acompanham os atletas

Uma realidade facilmente comprovada nas ruas em torno do local de partida e chegada.

Margarida e José Mesquita aproveitam a sombra das árvores do Jardim Municipal do Fundão para aguardarem a chegada do filho, Nuno Mesquita, um dos participantes do Granfondo.

Vêm da Moita, Setúbal, para acompanhar o atleta, que participa com frequência nestas provas. “Ainda na semana passada estivemos em Monção e, antes, estivemos na Régua, Lousã, Castelo de Vide”, conta Margarida. Na Lousã, à semelhança do que fazem noutros locais, aproveitaram para passear e, além do Castelo, visitaram as Aldeias do Xisto do Talasnal e do Candal.

No dia anterior à prova, fizeram também questão de conhecer o Fundão. Mostram-se agradados com a parte nova da cidade e com a hospitalidade das gentes com quem se cruzaram. “As pessoas são simpáticas e prestáveis”, dizem.
 


António Barata e Carla Menezes vieram da Lousa, Castelo Branco, para apoiar e prestar assistência a Tiago Barata, filho e marido, respetivamente. “Ele faz estes percursos com alguma frequência e até agora está tudo a correr bem”, começa a contar o pai. Carla manifesta-se satisfeita com a realização da prova no Fundão.

“A deslocação é mais fácil e dá a conhecer uma região que também tem potencialidades para a prática de ciclismo e que praticamente não tem provas desta magnitude".

É enquanto conversamos que Tiago cruza a meta.“É um percurso bonito, mas duro”, que correspondeu às expectativas: chegar ao fim, conhecer pessoas e divertir-se. “É o mais importante”, garante.
 


“Chegou cansado, mas, apesar do percurso irregular, gostou”, diz Ana Margarida Almeida, que veio da Póvoa da Galega, Malveira, com os dois filhos, para acompanhar o marido, Nuno Almeida, inscrito no Granfondo. Foi a primeira vez que acompanharam de perto uma prova - “ele costuma vir com um colega, que desta vez não pôde vir” - e acabou por ser “uma viagem em família”. “Até tivemos que alugar uma casa”, partilha entusiasmado o pequeno Lourenço, enquanto a irmã mais nova faz a sesta no carrinho.
 


Unidades hoteleiras lotadas

Foi um fim de semana em cheio para a hotelaria do Fundão e arredores. O vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão dá conta do “impacto turístico” que teve a realização do Gran Fondo na cidade.“Esgotámos todos os alojamentos”, disse Miguel Gavinhos, considerando que além da vertente desportiva, há uma “vertente turística que nos interessa afirmar”. O autarca sublinha que este evento “inscreve-se numa visão mais profunda daquilo que é o Fundão como destino de bicicleta”. Segundo o vice-presidente, este ano já se realizaram eventos de duas rodas que, no conjunto, chegaram quase aos três mil participantes.

Maria Boto veio da Covilhã para assistir à chegada dos ciclistas e enaltece a iniciativa. "É muito bom que estas coisas aconteçam. É bonito e divulga muito a zona. É bom para quem participa e para quem cá está", considera.

O mesmo entende Cristina Salvado, cujo marido participou na prova. "Estar em casa tem vantagens a todos os níveis", diz.

Um percurso duro, mas bonito

Américo Silva veio de Cascais para participar no Mediofondo com as cores da EFAPEL, a equipa de ciclismo apoiada pelas Aldeias do Xisto e da qual é o diretor desportivo.
 


Já participou em edições anteriores, pelo que é com propriedade que compara os percursos. “Gosto dos dois, mas este acaba por ser mais bonito em termos de paisagem”, refere. A participação correspondeu às expectativas. Classificou-se em 25º lugar na geral, ficou no primeiro lugar da categoria Masters C e divertiu-se. Ao lado, Pedro Capela, vindo de Alverca, concorda. “Correu bem”, diz, considerando que, em termos de exigência, os percursos são parecidos.
 


O Mediofondo foi também o percurso escolhido por João Cruz, natural do Fundão, que assim se estreou em provas de estrada. “Já tinha feito o reconhecimento e achei que era mais bonito e divulgava mais as Aldeias do Xisto”, conta o atleta do BTT Gardunha. “Foi um pouco duro, correspondeu às expectativas de uma prova desta natureza”, acrescenta, mostrando-se satisfeito com o resultado final: ficou em sétima posição na classificação geral e subiu ao segundo lugar do pódio na categoria Elites.
 


“O que é que se vai passar aqui, menina?”, pergunta-nos, já no final do dia, um senhor. “Foi uma prova de ciclismo, mas já terminou”, respondemos. “Moro mesmo aqui e não me apercebi. Que pena!”, ouvimos de volta. “Não se preocupe, para o ano há mais”, respondemos de novo.

Pois é, para o ano o Gran Fondo regressa ao Fundão e promete, mais uma vez, espalhar o colorido dos ciclistas pelas cativantes paisagens da região e proporcionar momentos de convívio para mais tarde recordar.

Texto: Andreia Gonçalves

explorar

restauração
Varanda do Casal
Varanda do Casal
Casal de São Simão
restauração
As Beiras
As Beiras
Pampilhosa da Serra
restauração
Fiado Restaurante
Fiado Restaurante
Janeiro de Cima
restauração
Museu da Chanfana
Museu da Chanfana
Miranda do Corvo
restauração
Bem-Me-Quer
Bem-Me-Quer
Martim Branco
restauração
Casa Ti'Augusta
Casa Ti'Augusta
Figueira
restauração
Callum
Callum
Oleiros
restauração
Sabores da Aldeia
Sabores da Aldeia
restauração
Restaurante Fugas
Restaurante Fugas
alojamento
Casa do Talasnal
Casa do Talasnal
Talasnal
alojamento
Casa Cova do Barro
Casa Cova do Barro
Janeiro de Cima
alojamento
Hostel Casa do Caminheiro
Hostel Casa do Caminheiro
Talasnal
alojamento
Casa Lausus
Casa Lausus
Talasnal
alojamento
Casas da Serra do Açor
Casas da Serra do Açor
Casal Novo, Arganil
alojamento
Mountain Whisper
Mountain Whisper
Gondramaz
alojamento
Aldeia Oliveiras
Aldeia Oliveiras
Proença-a-Nova
alojamento
Casas de Água Formosa
Casas de Água Formosa
Vila de Rei
alojamento
Aqua Village Health Resort & SPA
Aqua Village Health Resort & SPA
Caldas de São Paulo
percurso
Terra Mineira  [GR33 - GRZ: BTT setor 3]
Terra Mineira [GR33 - GRZ: BTT setor 3]
experiências
River Walking - Caminhada Aquática na Eireira
River Walking - Caminhada Aquática na Eireira
património
Igreja Matriz de Aldeia das Dez - S. Bartolomeu
Igreja Matriz de Aldeia das Dez - S. Bartolomeu
experiências
Escapadinha de E-Bike nas Aldeias do Xisto
Escapadinha de E-Bike nas Aldeias do Xisto
experiências
Aventura Épica XL
Aventura Épica XL
património
Ponte Medieval de Alvoco das Várzeas
Ponte Medieval de Alvoco das Várzeas
aldeia
Ferraria de São João
Ferraria de São João
aldeia
Sobral de São Miguel
Sobral de São Miguel
aldeia
Figueira
Figueira
percurso
PR3 OHP - Caminho do Xisto da Aldeia das Dez Nos Passos do Ermitão
PR3 OHP - Caminho do Xisto da Aldeia das Dez Nos Passos do Ermitão
Hotel Rural Quinta da Geia
percurso
Irrigando a Cova da Beira [GR33 - GRZ: BTT Setor 2]
Irrigando a Cova da Beira [GR33 - GRZ: BTT Setor 2]
património
Villa Romana do Rabaçal
Villa Romana do Rabaçal

próximos eventos

evento
A VER Figueiró dos Vinhos: Tradições Populares, Costumes e Eventos Festivos
A VER Figueiró dos Vinhos: Tradições Populares, Costumes e Eventos Festivos
23 nov 2024 - 12 jan 2025, 11:00
Figueiró dos Vinhos
evento
Natal e Ano Novo nas Aldeias do Xisto
Natal e Ano Novo nas Aldeias do Xisto
29 nov 2024 - 06 jan 2025, 10:00
evento
Colecionismo de Natal
Colecionismo de Natal
29 nov 2024 - 31 dez 2024, 10:00
Oleiros
evento
Oliveira do Hospital - Concelho Natal
Oliveira do Hospital - Concelho Natal
29 nov 2024 - 05 jan 2025, 18:00
evento
Natal é na Aldeia das Dez
Natal é na Aldeia das Dez
30 nov 2024 - 05 jan 2025, 10:00
Aldeia das Dez
evento
Retratos de Natal em Góis
Retratos de Natal em Góis
30 nov 2024 - 31 dez 2024, 18:30
Góis
evento
Sertã Espírito de Natal
Sertã Espírito de Natal
01 dez 2024 - 06 jan 2025, 09:00
evento
Natal em Vila de Rei
Natal em Vila de Rei
01 dez 2024 - 06 jan 2025, 10:00
evento
Natal no Candal
Natal no Candal
01 dez 2024 - 05 jan 2025, 10:00
Candal
evento
Natal da Fantasia 2024
Natal da Fantasia 2024
01 dez 2024 - 31 dez 2024, 14:00
Figueiró dos Vinhos
evento
Natal no Fundão
Natal no Fundão
01 dez 2024 - 06 jan 2025, 15:00
evento
Natal com Arte na Covilhã
Natal com Arte na Covilhã
01 dez 2024 - 06 jan 2025, 15:00
evento
Natal na Lousã
Natal na Lousã
01 dez 2024 - 05 jan 2025, 18:00
evento
Há Natal em Pedrógão Grande
Há Natal em Pedrógão Grande
04 dez 2024 - 10 jan 2025, 09:00
evento
Natal em Arganil
Natal em Arganil
05 dez 2024 - 06 jan 2025, 18:00
evento
Natal em Castelo Branco
Natal em Castelo Branco
06 dez 2024 - 31 dez 2024, 17:00
Castelo Branco
evento
Penela Presépio 2024
Penela Presépio 2024
08 dez 2024 - 05 jan 2025, 10:00
Penela
evento
Natal na Aldeia
Natal na Aldeia
08 dez 2024 - 12 jan 2025, 15:00
Castanheira de Pera
evento
O Natal do Xisto
O Natal do Xisto
08 dez 2024 - 23 dez 2024, 18:00
Aigra Nova
evento
Natal Serrano 2024
Natal Serrano 2024
11 dez 2024 - 22 dez 2024, 18:00
Pampilhosa da Serra
evento
Natal em Oleiros
Natal em Oleiros
13 dez 2024 - 23 dez 2024, 11:00
evento
Natal em Sobral de São Miguel
Natal em Sobral de São Miguel
21 dez 2024 - 30 dez 2024, 15:00
Sobral de São Miguel
evento
Mercado dos Sabores de Natal
Mercado dos Sabores de Natal
21 dez 2024 - 22 dez 2024, 15:00
Proença-a-Nova
evento
Ciclo pelas Igrejas
Ciclo pelas Igrejas
28 dez 2024, 20:30
Aldeia das Dez
evento
A Um Cortiço do Céu - Passagem de Ano em Fajão
A Um Cortiço do Céu - Passagem de Ano em Fajão
31 dez 2024 - 01 jan 2025, 11:00
Fajão
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
10 jan 2025 - 05 dez 2025, 20:30
Talasnal
evento
Curso de Iniciação à Cerâmica
Curso de Iniciação à Cerâmica
13 jan 2025 - 19 jan 2025, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Construção de Fornos Rudimentares
Workshop Construção de Fornos Rudimentares
24 jan 2025 - 26 jan 2025, 10:00
Cerdeira