A antiga Escola Primária de Vila Flor vai sofrer obras de reabilitação. O investimento ronda os 50 mil euros, IVA incluído, e a intervenção decorre nos próximos dois meses.
Com esta iniciativa, a autarquia vai “refuncionalizar o edifício e colocá-lo ao serviço da população”. Na prática, a antiga Escola Primária de Vila Flor será “dotada de condições para albergar atividades e pessoas que pretendam dinamizar ações na serra, culturais, de estudo e de lazer”.
A sua localização num ponto de entrada da Serra da Lousãincentiva o recurso a outros equipamentos existentes na zona, como é o caso do Centro de Estágio e Trail Running ou os percursos pedestres. Também a proximidade do edifício aos Caminhos de Fátima permitirá que o espaço possa ser usado como ponto de apoio aos peregrinos e caminhantes.
“O edifício ficará preparado para que a autarquia o possa utilizar em inúmeras atividades ligadas ao turismo, à natureza e até às atividades realizadas pelos habitantes da aldeia”, refere a memória descritiva do projeto. O projeto de reabilitação foi concebido de modo a permitir o acesso de pessoas com mobilidade condicionada.
Esta intervenção está inserida numa candidatura a fundos comunitários e será comparticipada em 85% pelo programa PDR2020.