O mote da reportagem, publicada no dia 5 de Novembro, é os dados divulgados pelo Eurostat no final de 2013, que classificam o Pinhal Interior Sul como a região mais envelhecida da Europa, com 32,4% da população acima dos 65 anos de idade. Partindo desse panorama, a reportagem centra-se nos esforços que têm sido desenvolvidos pela ADXTUR e pelos Municípios para inverter essa tendência e encontrar vias de desenvolvimento para o território.
“As Aldeias do Xisto são um dos projetos turísticos que tem contribuído para combater esta desertificação. Quatro das 27 aldeias da rede estão localizadas na zona do Pinhal Interior Sul e, nalgumas delas, há mais de 30 anos que não nascia uma criança. Mais do que reabilitar casas, o projeto das Aldeias do Xisto passa por apoiar as infraestruturas à volta destas aldeias, como é o caso das praias fluviais, e qualificar de serviços e de produtos", refere Rui Simão, coordenador da ADXTUR, citado na reportagem.
Um dos exemplos mencionados que contrariam esta tendência é a mudança de vida de um casal que se mudou para a Aldeia do Xisto de Água Formosa, em Vila de Rei, ou de João Matias, habitante e empresário na Aldeia do Xisto de Figueira, mais concretamente da Casa Ti’ Augusta, que também trocou Lisboa, pela aldeia natal dos seus pais. Tal como ele, a sua cunhada, Joana Pereira fez o mesmo à procura de qualidade de vida e sem as habituais filas de trânsito.