Coordenadas
GD: 39.916369 -8.31626
DMS: 39°54′58.93″N 8°18′58.54″W
UTM: 29S 558435 4418698
Uma viagem por diversos espaços e tempos.
Localizado nas Fragas de São Simão, nas margens da Ribeira de Alge, este percurso liga os miradouros das Fragas de São Simão e Ermida de São Simão, numa viagem por diversos espaços e tempos, que também passa pela Aldeia do Xisto de Casal de São Simão e atravessa o fundo destas impressionantes fragas, onde passa a Ribeira de Alge.
No Miradouro, a vista recai sobre as imponentes fragas, a praia fluvial e Casal de São Simão. O passadiço leva-o até à praia fluvial, por entre fragas e penedos. Aqui chegados, é tempo de ver e sentir todo um mundo diferente. O trilho ancestral que liga a praia ao Casal de São Simão é um convite à visita desta Aldeia do Xisto e à sua Ermida onde, no seu miradouro, se observa todo o vale do Além da Ribeira.
Informações adicionais:
- Percurso Linear com 1730m
- Época Aconselhada: Todo o ano
- Duração média: 45 minutos
- Pontos de interesse: Fragas de São Simão | Aldeia do Xisto de Casal de São Simão| Ribeira de Alge | Ermida de São Simão
Recomendações:
- Preste atenção às marcações;
- Não saia do percurso marcado e sinalizado;
- Evite fazer ruídos e barulhos;
- Respeite a propriedade privada;
- Este espaço é de todos. Não abandone o lixo, leve-o para o contentor.
Aproveite a viagem para visitar o Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos (edifício onde também funciona o Posto de Turismo) e deslumbre-se com obras de artistas como o pintor José Malhoa ou o escultor Simões de Almeida Tio e Sobrinho. Neste espaço, na sala de exposição, no Piso1, pode também visitar a Exposição Temporária de Arte Contemporânea - Núcleo Surrealista que conta com obras de vários artistas do movimento surrealista português como Mário Césariny, Jorge Vieira, Alfredo Luz, entre outros.
E porque percorrer Figueiró dos Vinhos é encontrar tesouros ao cruzar cada recanto, aproveite para percorrer os caminhos do Fazunchar, um festival de arte urbana que transforma Figueiró dos Vinhos num palco de produção artística de várias linguagens e naturezas interdisciplinares, numa festa de todos para todos. Pode encontrar um mural ilustrado, uma pintura de museu reproduzida numa parede ao acaso, a imagem de alguém de costas. Há tesouros escondidos por toda a vila e pelas freguesias, aparecem-nos sem estarmos a contar.
A tradição doceira também marca a história de Figueiró dos Vinhos, pelo que sugerimos um programa de degustação de doces conventuais, na confeitaria Sta. Luzia.
Para terminar a visita, aventure-se numa viagem de barco na tranquila aldeia de Foz de Alge (das várias opções de percurso, poderá optar pela viagem até à carismática vila de Dornes, uma península banhada pelo rio Zêzere).
GD: 39.916369 -8.31626
DMS: 39°54′58.93″N 8°18′58.54″W
UTM: 29S 558435 4418698