Xistopedia

Medronheiro

Medronheiro
ambiente e biodiversidade
Etimologicamente o seu nome significa “comer apenas um”, já que os seus frutos maduros têm a fama de embriagar devido ao teor alcoólico que podem conter.

Em porte arbustivo, o Medronheiro (Arbutus unedo) tem de três a cinco metros de altura. Contudo, em condições excepcionais de boa adaptação, pode chegar a atingir os oito a 10 metros, passando assim ao estatuto de árvore. Na sua distribuição ao longo do Mediterrânico ocorre até aos 800 metros de altitude, preferindo climas amenos. De Outubro a Janeiro florescem as suas pequenas flores brancas dispostas em cachos pendentes, ao mesmo tempo que surgem (Outubro-Novembro) os frutos maduros das flores do ano anterior. Esta característica transforma o Medronheiro numa das espécies mais vistosas dos nossos espaços florestais nessa época do ano.

Para comer e beber

Os frutos do medronheiro - os medronhos - são comestíveis e muito apreciados em compotas e para aguardente de medronho. Com propriedades adstringentes, anti-inflamatório, anti-séptico, depurativo e diurético. O chá das suas folhas é utilizado para baixar a tensão arterial. Também as aves e mamíferos apreciam os medronhos por corresponderem a um dos poucos alimentos disponíveis num período do ano difícil para todas as espécies selvagens.

Etimologia e simbologia

A designação científica desta espécie - em latim - pretende indicar:  Arbutus, corresponde a pequena árvore; e, unedo, provém do verbo do latino edo (comer) e da numeração unus (um), ou seja, "comer apenas um", já que os seus frutos maduros têm a fama de embriagar devido ao teor alcoólico que podem conter.
Este arbusto de folhas persistentes era, para os Antigos, ligado à morte e à imortalidade."Apressam-se a entrançar os caniços de um esquife flexível com ramos de medronheiro e de carvalho, erguendo um leito fúnebre sombreado de verdura", escreve Virgílio descrevendo as exéquias de Palas, companheiro de Eneias (ENEIDA, 11, 63-65).

explorar

restauração
Varanda do Casal
Varanda do Casal
Casal de São Simão
restauração
As Beiras
As Beiras
Pampilhosa da Serra
restauração
Adega dos Apalaches
Adega dos Apalaches
Roqueiro

próximos eventos

evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito
25 abr 2025 - 04 mai 2025, 12:00
Lousã
evento
AXTrail Series
AXTrail Series
27 abr 2025 - 19 out 2025, 08:00
Góis
evento
Oficina de Destilação Artesanal de Óleos Essenciais
Oficina de Destilação Artesanal de Óleos Essenciais
03 mai 2025, 10:00
Cerdeira