São 5 as categorias que têm vindo a animar as últimas edições do LOUZANTRAIL: Ultra Trail (43 km e 3000 metros de desnível positivo); Trail Longo (28 km e 000 metros de desnível positivo); Trail Curto (15 km e 1260 metros de desnível positivo), a Caminhada (10 km e 500 metros de desnível positivo) e a Corrida dos Rapozinhos, destinada aos mais novos.
Aos participantes não falta a visita às mais belas paisagens e aos icónicos locais da Serra da Lousã, tais como o Mirante (com vista para a vila), o Terreiro das Bruxas, as Grutas da N.ª Sr.ª da Piedade, o místico Castelo de Arouce - do século XI - e o ponto mais alto, o Trevim, com uma vista magnífica. E, ainda, através dos inúmeros e inesquecíveis trilhos que a serra mágica guarda, a passagem pelas famosas Aldeias do Xisto, onde se destacam a do Talasnal, Casal Novo, Vaqueirinho, Candal, Cerdeira, Chiqueiro (com a sua fotogénica “varanda” para a vila), e tantos outros locais de pura beleza e muitas histórias.
Para alcançarem estes locais de rara beleza os atletas terão de percorrer os mais emblemáticos trilhos da Serra da Lousã - Amazónia de Baixo, Trilho do Rochedo, Trilho da Raposa, Trilho do Javali, Trilho do Escorrega e Trilho da Cascata do Candal.
Estes são apenas alguns dos exemplos que vão fazer com que os participantes nunca mais se esqueçam da Serra da Lousã.
A história da prova
O Montanha Clube organizou a primeira edição do LOUZANTRAIL a 23 de Setembro de 2000, na altura com o nome de "Enduro Serra da Lousã".
A prova era designada como Atletismo de Montanha e integrava os campeonatos da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. O clube, com a sua longa e comprovada experiência na organização de provas de Enduro, trouxe esse sistema de cronometragem para os primórdios das provas de trail running em Portugal, usando para isso um sistema de quatro troços classificativos com percursos de interligação onde os participantes tinham janelas de tempo a cumprir.
Logo no ano de 2000, teve a participação de atletas de equipas que ainda hoje competem nos circuitos nacionais de trail, tais como o próprio Montanha Clube, CRP Ribafria, CA Barreira e Confraria Trotamontes.
Em 2013, a prova passou a designar-se LOUZANTRAIL, realizando-se sempre no mês de junho. Em 2019, a prova foi antecipada para janeiro, em virtude de, em junho, decorrer mais uma edição do Campeonato Mundial de Trail.
Ao longo dos anos, o número de participantes tem vindo a registar um forte aumento. Em 2000, participaram 131 atletas. Nas últimas edições, houve mais de um milhar de inscrições.