Para minimizar os impactos dos incêndios de outubro passado, vários são os Municípios que acionaram contas solidárias e que recebem ações de voluntariado.
ARGANIL
Conta Solidária
A Câmara Municipal de Arganil criou uma conta bancária para apoiar a população afetada pelos incêndios, única e exclusivamente canalizada para este fim e gerida apenas pelo Município de Arganil.
Para efeitos do disposto nos artigos 61º, 62º e 63º do EBF (Estatuto dos Benefícios Fiscais), a autarquia emitirá a respetiva declaração a quem a solicitar, junto do Balcão Único desta autarquia.
IBAN: PT50 0045 3450 4029 3154 8878 0
BIC: CCCMPTPL
Recolha de bens necessários às vítimas dos incêndios
Centre de recolha de bens – Cerâmica Arganilsense
Rua Cidade do Rio de Janeiro, Sobreiral - 3300 – 145 Arganil (entrada pela Rua de Moçambique)
Tel: 969596994 / 926 432 445
Segunda a sexta e sábados: 9h00 – 20h00 | Domingo: 9h00 às 13h00
Lista de bens necessários:
- Alimentos com data de validade prolongada;
- Água;
- Rações para animais (cães, gatos, porcos, galinhas, coelhos, cavalos);
- Fardos de palha;
- Eletrodomésticos;
- Mobílias diversas;
- Produtos de Higiene;
- Fraldas e artigos de puericultura;
- Materiais de Construção.
Gabinete de Apoio às vítimas dos incêndios
O Município tem ao dispor um Gabinete de Apoio às Vítimas dos Incêndios.
Local: Gabinete de Ação Social – Centro de Atividades Juvenis (CAJ)
Contactos:: 969 596 994 / 925 784 720 / 926 432 445
Horário: Segunda a Sexta: 9h00 – 17h30
Equipa: Psicólogo, Sociólogo; Técnico de Serviço Social
Serviços: Atendimento, apoio e aconselhamento à vítima dos incêndios; Sinalização de situações que necessitem de acompanhamento; Reporte de danos ou perdas; Encaminhamento das vítimas para serviços ou entidades.
Vountadriado: Aceita-se neste gabinete a inscrição de pessoas que se pretendam voluntariar para recolha e armazenamento de bens.
Informação relativa ao consumo excessivo de água por causa dos incêndios
A Câmara Municipal de Arganil informa que a fatura do consumo de água relativa ao mês de Outubro não contemplará o excesso de água consumida verificada em alguns domicílios por causa dos incêndios.
O valor a cobrar no mês de Outubro será calculado com base na média mensal consumida, de forma a não prejudicar os consumidores que dela fizeram uso, para proteger as suas populações.
Para mais informações: cm-arganil.pt
OLEIROS
Voluntariado para apoio às vítimas dos incêndios
O Município de Oleiros ativou um programa de Voluntariado direcionado ao apoio às vítimas dos incêndios.
Os interessados em ajudar devem dirigir-se ao Gabinete do CLDS localizado na Câmara Municipal, que estará disponível com horário alargado, das 9:00h às 13:00h e das 14:00h à 18:00h.
Além deste horário, é possível enviar a ficha de inscrição para o e-mail clds@cm-oleiros.pt
Para mais informações: cm-oleiros.pt
OLIVEIRA DO HOSPITAL
Município cria conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios
O Município de Oliveira do Hospital criou uma conta de solidariedade para apoio às populações afetadas pelos incêndios.
A conta é gerida pela própria autarquia e os donativos podem ser realizados via transferência bancária para o IBAN: PT50 0035 0567 00026953430 37 (BIC SWIFT: CGDIPTPL).
Para mais informações: cm-oliveiradohospital.pt
PAMPILHOSA DA SERRA
Conta Solidária
O Município da Pampilhosa da Serra criou uma conta para auxiliar as populações afetadas pelos incêndios
IBAN: PT50 0035 0582 00010860 730 42
BIC: QGDIPTPL
Gabinete Pós-incêndios
O Município criou o Gabinete Pós-Incêndios, com o objetivo de registar os prejuízos a nível habitacional, agrícola e social.
Este gabinete está em funcionamento até dia 29 de outubro na Câmara Municipal e nos Pontos + das Freguesias afetadas: Cabril, Fajão-Vidual, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Portela do Fojo-Machio, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, ao sábado das 14h00 às 17h00 e ao domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Para mais informações: cm-pampilhosadaserra.pt
TÁBUA
Bens mais necessários para apoio às populações afetadas pelos incêndios
São necessários os seguintes materiais para distribuir pelas às populações afetadas pelos incêndios:
- Louças de cozinha
- Utensílios de cozinha
- Materiais de cultivo
- Cabides
Local de recolha: Pavilhão Multiusos
Horário de Funcionamento: todos os dias das 9:00h às 22:00h
Alimentação dos animais
Estão criadas as condições para a disponibilização da alimentação para os animais afetados pelos incêndios (cães, gatos, ovinos, bovinos e caprinos), e oferta de fardos de palha, em dois locais:
- AGRITÁBUA - Cooperativa Agrícola do Concelho de Tábua, SCRL
Edifício da AGRITÁBUA
Tlf: 969 225 086
carlos.santos@drapc.min-agricultura.pt
- ANCOSE – Associação de Criadores Ovinos da Serra da Estrela
Quinta da Tapada – Negrelos, 3400 Oliveira do Hospital
Tlf: 238600720
geral@ancose.com
FERRARIA DE SÃO JOÃO (PENELA)
Ação de voluntariado nos dias 11 e 12 de novembro.
Logo após o grande incêndio que afectou a Ferraria de São João no passado mês de Junho, os moradores mobilizaram-se em torno de um interesse comum - a criação de uma Zona de Protecção à Aldeia (ZPA).
Nos dia 11 e 12 de novembro um grupo de voluntários vai-se reunir na aldeia para a realização dos seguintes trabalhos: preparação do terreno (retirada de raízes), implementação de medidas contra a erosão solo (nivelamento do terreno e construção de barreiras), plantação de árvores de espécies autóctones e colocação de um sistema de protecção às árvores plantadas.
Saiba como participar aqui.
TURISMO: LINHAS DE APOIO À TESOURARIA
Na continuidade da resposta do setor turístico para minimizar os impactos dos incêndios do verão na operação turística das empresas, o Turismo de Portugal disponibiliza uma linha de apoio à tesouraria com o objetivo de financiar necessidades de tesouraria e de acréscimo de fundo de maneio, incluindo a amortização de contas correntes caucionadas ou liquidação de financiamentos de curto prazo (até 1 ano).
A dotação disponível para financiamento é de € 1.500.000. Os apoios financeiros a conceder no âmbito da presente linha revestem a natureza de incentivo reembolsável, sem quaisquer juros remuneratórios associados, com um limite máximo por empresa correspondente a 25% do volume de negócios de 2016 (ou com base nos valores do balancete a 30 de junho, para empresas constituídas em 2017), com um valor máximo absoluto de € 75.000.
Os apoios financeiros são concedidos pelo prazo máximo de 5 anos, com um período de carência de capital correspondente a 18 meses.
Mais em em baixo nesta página, na área "Ficheiro Relacionados" encontra-se disponível para downloada a Ficha Informativa desta Linha de Apoio
As candidaturas são formalizadas diretamente na página internet do Turismo de Portugal através de formulário disponível para o efeito: AQUI
Para mais informações e esclarecimentos foi criada uma linha telefónica específica para apoio aos empresários, a contactar através do número: 808 209 209.