Xistopedia

Campeonato Europeu de Downhill: pista da Pampilhosa da Serra “é como as da Taça do Mundo”

Campeonato Europeu de Downhill: pista da Pampilhosa da Serra “é como as da Taça do Mundo”
natureza ativa
É unânime: a Pampilhosa da Serra tem condições naturais únicas para a prática desta modalidade.

Pelo segundo ano consecutivo, as Aldeias do Xisto acolheram o Campeonato da Europa de Downhill. Depois de, em 2018, ter acontecido na Lousã, este ano foi a vez da Pampilhosa da Serra acolher esta competição europeia integrada no calendário do projeto Cyclin’ Portugal, que reconhece as Aldeias do Xisto como o primeiro território de excelência para a prática das várias modalidades de ciclismo.

Entre 2 e 5 de maio, cerca de 200 atletas e respetivos staffs assentaram arraiais na Pampilhosa da Serra, trazendo maior dinamismo a esta vila serrana.
 


“Houve muito mais movimento por estes dias”, testemunha Telma Custódio, residente em Pampilhosa da Serra, considerando que é sempre bom para a vila receber eventos que tragam pessoas e divulguem o que de melhor a região tem para oferecer. “Já costumamos receber o Campeonato Nacional de Downhill e, normalmente, a opinião dos atletas é de que temos bons trilhos para a prática da modalidade”, conta-nos.
 


No mesmo sentido vai o testemunho dos novos campeões europeus. "Estou muito satisfeito com a prova que fiz nesta pista verdadeiramente exigente, tanto em termos físicos como técnicos. É uma pista como as da Taça do Mundo”, considera o francês Baptiste Pierron, que venceu o título na Elite masculina. "Difícil” foi o adjetivo escolhido pela suíça Camille Balanche, que venceu nos femininos. 

Heiko é alemão, mas vive em Portugal há algum tempo. Na companhia da esposa e dois amigos, deixou Vila Facaia por uns dias e rumou à Pampilhosa da Serra para acompanhar de perto esta prova europeia. Praticante de Enduro, com participação em vários campeonatos, é a primeira vez que está na região. Passando os olhos pelas “paisagens bonitas” que envolvem o local, não hesita ao afirmar que a Pampilhosa da Serra é uma zona com “enorme potencial para o ciclismo e também para as caminhadas”. Além disso, “é sempre uma boa forma de contribuir para a economia local”.
 


Paulo Amaro, praticante de ciclismo oriundo de Mortágua, tem a mesma opinião e diz mesmo que “estes eventos deveriam acontecer sempre no Interior”.

O consenso em torno da qualidade dos trilhos de Pampilhosa da Serra revela que o esforço que tem vindo a ser desenvolvido pelas Aldeias do Xisto e pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra está a dar frutos.

Queremos posicionar-nos como um destino ciclável e todos estes eventos são essenciais. O Campeonato da Europa de Downhill mostra a capacidade organizativa das Aldeias do Xisto e coloca em destaque o nosso património natural. É uma prova extraordinária que nos ajuda a posicionar neste produto que é a bicicleta, desde o lazer à competição”, considera o presidente da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Paulo Fernandes.

“A Pampilhosa da Serra tem-se tentado afirmar como um destino de turismo da natureza. Não temos mosteiros, nem castelos, mas temos condições naturais únicas e que nos permitem explorar uma vertente desportiva, seja no cycling, no walking ou na canoagem”, sublinha, por seu turno, o vice-presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra. Jorge Custódio aponta como um dos grandes trunfos as “inclinações de serra que acabam mesmo no centro da vila, algo que é único” e recorda que, nos últimos anos, o Município tem vindo a receber o Campeonato Nacional de Downhill. "A realização do Europeu é a cereja no topo do bolo e recompensa todo o esforço que tem vindo a ser desenvolvido”. 

Além da projeção que possibilita ao concelho, “é um evento que dinamiza o comércio e a economia locais”, e possível graças à colaboração com entidades como a ADXTUR. “Em territórios com estas características, só as sinergias fazem as coisas acontecer”, defende.


Andreia Gonçalves

explorar

restauração
Fiado Restaurante
Fiado Restaurante
Janeiro de Cima
restauração
As Beiras
As Beiras
Pampilhosa da Serra
restauração
Bem-Me-Quer
Bem-Me-Quer
Martim Branco

próximos eventos

evento
A VER Figueiró dos Vinhos: Tradições Populares, Costumes e Eventos Festivos
A VER Figueiró dos Vinhos: Tradições Populares, Costumes e Eventos Festivos
23 nov 2024 - 12 jan 2025, 11:00
Figueiró dos Vinhos
evento
Natal e Ano Novo nas Aldeias do Xisto
Natal e Ano Novo nas Aldeias do Xisto
29 nov 2024 - 06 jan 2025, 10:00
evento
Colecionismo de Natal
Colecionismo de Natal
29 nov 2024 - 31 dez 2024, 10:00
Oleiros