xisto kids
Um mundo para encantar crianças nas Aldeias do Xisto.
Diversão e aprendizagem
As férias e os momentos de lazer são uma oportunidade preciosa para proporcionar às crianças momentos de diversão e aprendizagem. Explorar um novo destino estimula a curiosidade e criatividade, alarga horizontes e fortalece laços familiares. Visitar parques temáticos, museus, passear pela natureza ou, simplesmente, apanhar sol numa praia fluvial são experiências que, vividas em família, se transformam em momentos verdadeiramente especiais e ficam para sempre na memória. Nas Aldeias do Xisto, há isto tudo e muito mais!
Criar e Aprender
Das Ciências às Artes, são várias as estruturas e propostas que, nas Aldeias do Xisto, promovem a aprendizagem e a experimentação. Recorrendo a atividades lúdicas e à realidade virtual, o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra, convida os mais novos a saberem mais sobre o universo que nos rodeia. Em Proença-a-Nova, no Centro Ciência Viva da Floresta, pode explorar exposições interativas e participar em experiências divertidas para todas as idades. No Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, podem conhecer melhor a flora e fauna portuguesas, apadrinhar um animal, participar na alimentação dos bichos ou dar uma voltinha a cavalo ou pónei. No Parque da Monteira, em Góis, o Ciclo da Truta é a matéria principal. Mas também se aprende o Ciclo da Água e descobre-se o Vale do Ceira. Para os mais dados às artes, a Cerdeira, Lousã, é o melhor destino. Ao longo de todo o ano, estão disponíveis workshops que incentivam a criatividade. Também no Fab Lab Aldeias do Xisto, no Fundão, encontra maneira para transformar a imaginação em realidade.
Tradição
A divulgação e conservação de tradições tem sido uma das bússolas da atuação das Aldeias do Xisto. Da gastronomia à etnografia, são várias as opções que ensinam mais sobre outros tempos. Em Ferraria de São João, os miúdos podem pôr a mão na massa e no leite e aprender a fazer pão e queijo. Também na Figueira, o forno comunitário está disponível para receber uma fornada de pão ou de tigeladas. Já em Sobral de São Miguel, na Casa do Saber Fazer, além do pão, aprendem a fazer picas, uma espécie de broa recheada de bacalhau, sardinhas ou carne, rodilhas e vassouras de giestas. Não muito longe, em Janeiro de Cima, o desafio é aprender a trabalhar com o tear tradicional. E em Lavacolhos, podem ver como se faz um bombo. No que à Etnografia diz respeito, o Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, com as suas máscaras de cortiça, é mais uma das tradições imperdíveis do nosso território.
História e Estórias
As Aldeias do Xisto são feitas de pessoas e lugares antigos e, por isso, há História e muitas estórias para conhecer. Sabia que, na Aldeia do Xisto da Benfeita, está a Torre da Paz, que todos os anos assinala o fim da II Guerra Mundial com 1620 badaladas? E sabia que é no território das Aldeias do Xisto que se localiza o Centro Geodésico de Portugal? É em Vila de Rei, onde se pode visitar o Museu da Geodesia e saber mais sobre esta e outras curiosidades geográficas. No Ecomuseu das Tradições do Xisto, aprende-se sobre a cultura serrana, mas também sobre a conservação da natureza. É aqui que se encontra a única Maternidade de Árvores, onde se pode apadrinhar uma planta e, assim, compensar a pegada ambiental como turista. O Museu Monsenhor Nunes Pereira, em Fajão, o Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro, no Fundão, ou a Casa do Tempo, em Castanheira de Pera, são também lugares a visitar. Curiosas são ainda as estórias que envolvem a Barca de Janeiro de Cima ou o Santo António da Neve, onde se armazenava o gelo que servia para fazer gelados para o rei e sua corte. Falando em reis, a visita ao Castelo da Lousã e ao Castelo de Penela são obrigatórias. Estando aqui, não há como evitar: é preciso a Villa Romana do Rabaçal visitar.
Ar Livre
A vida ao ar livre e a prática desportiva em contacto com a natureza são uma forma de fomentar o desenvolvimento físico e emocional das crianças. A natureza é precisamente um dos elementos mais marcantes e atrativos das Aldeias do Xisto. Com uma rede com mais de 50 praias fluviais, cascatas, percursos pedestres de baixa dificuldade, por aqui não faltam opções para arejar o corpo e a alma. Enquanto passeia, fique atento ao que o rodeia, em terra e no ar. É bem possível que se cruze com espécies mais ou menos raras, como o azereiro, que ganha especial relevância na Mata da Margaraça. Nas Aldeias do Xisto, encontram-se também algumas das espécies mais notáveis da avifauna portuguesa e são, por isso, um ótimo destino para observar aves. Para experiências mais ativas, nada como pegar na bicicleta e explorar o Trek Fun Trail. Localizado em Ferraria de São João, ajusta-se a vários níveis de experiência, permitindo a aprendizagem ou o aperfeiçoamento de técnicas para andar em BTT. Aproveite a viagem para conhecer o sobreiral centenário da aldeia, um espaço único e fantástico para um piquenique ou uma sesta nos dias mais quentes.