astroturismo
O direito ao céu escuro num território do país onde as condições para o apreciar são excelentes.
destino turístico starlight
capacitação dos agentes turísticos
sustentabilidade e responsabilidade
infraestruturas e roteiros de observação
investigação e cooperação científica
abrir mapa
planear visita bookinxisto
Apresentação
Entre o céu e a terra está o homem e tudo o que nele conflui para se renovar. A evolução foi sempre feita com os pés e as mãos na terra, mas com os olhos e o espírito virados para cima, para a abóbada celeste, transcendente e simbólica. A observação das estrelas sempre foi uma inspiração para o desenvolvimento de culturas e civilizações, daí decorrendo muitos dos avanços técnicos e científicos que marcaram o progresso da humanidade. Se conseguíssemos desligar todas as luzes da terra, o céu tornar-se-ia maravilhoso e espantoso em todo o lado. Infelizmente, à medida que vamos ligando as luzes, vamos desligando o céu. As condições de observação do céu noturno têm vindo a degradar-se a um ritmo preocupante, num processo que coloca a humanidade perante uma perda cultural, científica e natural de consequências imprevisíveis. Daí a importância de preservar lugares onde ainda é possível essa relação. Lugares como as Aldeias do Xisto.
Destino Turístico Starlight
A Fundação Starlight atribuiu às Aldeias do Xisto a certificação internacional Destino Turístico Starlight. A par das excelentes condições de visibilidade, transparência, escuridão e número de noites com céu limpo, esta certificação atesta também o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.
Esta súmula de fatores conforma um novo posicionamento turístico que extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando assim uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural.
A aparente debilidade
E porque é o céu das Aldeias do Xisto um dos mais fantásticos para observar as estrelas? Porque é de uma (aparente) debilidade em termos de desenvolvimento. Por um lado, a ausência de atividade económica ao longo dos tempos e a rarefação populacional resultou em menos poluição luminosa. Por outro lado, o seu relevo enrugado numa zona orográfica muito particular da cordilheira central protege-o da poluição luminosa do litoral, em particular as serras do Açor e Lousã, que formam uma barreira natural do brilho das cidades de Coimbra e Leiria, assim como serra da Gardunha, Alvéolos e Muradal, que protegem do brilho das cidades de Covilhã, Fundão e Castelo Branco.
Astroturismo
Nesta fase, e sendo um produto emergente no portefólio das Aldeias do Xisto, e também relativamente desconhecido no panorama turístico nacional, importa ativá-lo e dá-lo a conhecer através de ações de animação. A organização de eventos em torno da temática do céu escuro e das suas variantes (usufruto da paisagem à noite, relação simbólica do homem com o cosmos, ciclos da natureza, entre outros) servirão essencialmente para afirmar as Aldeias do Xisto como um destino de excelência para observar as estrelas, como um dos locais onde a relação com a natureza é mais íntima e profunda, e ainda como uma marca turística com serviços perfeitamente adequados às exigências dos astroturistas. O projeto em curso passa por capacitar e especializar o território para acolher este público específico e promover novos negócios junto dos agentes económicos da marca ligados a uma temática ainda inteiramente por explorar.
Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão
O Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão, na Pampilhosa da Serra, afirma as Aldeias do Xisto como um destino raro no mundo para observar o céu escuro. É constituído um dome, uma estrutura semi-esférica, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro. O projeto é inspirado numa ideia original de Buckminster Fuller, reinterpretada pelo designer João Nunes e desenhada pelo arquiteto José Leite.
Inclui também o Quiosque, espaço de acolhimento, onde estão disponíveis conteúdos teóricos e práticos e equipamentos de realidade virtual.
Laboratório Aldeias do Xisto
As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. A aposta na implementação do Starlight Aldeias do Xisto é mais um projeto que vai ao encontro dessa filosofia: ao reconhecer o céu noturno como recurso, reforça mais ainda o valor da paisagem e das comunidades no desenvolvimento de novos produtos e serviços capazes de atrair públicos cada vez mais específicos e exigentes.