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Nós somos daqui e de agora!

Paulo Fernandes, 01 set 2015
Estávamos no ano 2000. Numa das regiões mais isoladas e de baixa densidade populacional e infraestrutural do país e da Europa, conhecida por Pinhal Interior, uns resistiam enquanto outros partilhavam um sonho. Quando os agentes da resistência se encontraram com os da utopia nasceram as Aldeias do Xisto.

Passados quinze anos de trabalho sobre os recursos de sempre com olhar renovado, a paisagem cultural, o território vivo, as pessoas como a origem e o fim da ação, foram-se transformando, mudando paradigmas, assimilando novas ideias e implicando novos atores, reforçando a sua autoestima e transformando o seu território de origem num destino turístico premiado, nacional e internacionalmente.

Passo a passo, foi-se construindo uma marca territorial com base numa comunicação e marketing orientados por critérios com compromisso social, intimamente enraizados na matriz cultural local e focados nos segmentos mais evoluídos do turismo cultural e de natureza. Fruto deste trabalho, em parceria com a Entidade Regional de Turismo, assistimos em 2008 ao reconhecimento internacional da marca com a atribuição da “Palma de Prata” pela Geo Saison na ITB- Feira Internacional de Turismo de Berlim, na categoria de ‘melhor viagem de descoberta do mundo’, a partir de um programa turístico proposto pelo operador alemão Vikinger Reisen.

Desde então, continuamos um trabalho persistente e coordenado com as autoridades locais e regionais para ligar a tradição e a contemporaneidade, a nossa base social com as nossas empresas, com as autoridades públicas locais e regionais e com o sistema científico e tecnológico.
 
Atualmente afirmamo-nos como uma poderosa ferramenta ao serviço do desenvolvimento social e económico, atuando sobre o território e os seus recursos enquanto agente experimentador, em conjunto com as pessoas que nele habitam, convocando competências e conhecimento no sentido da sua transformação com base na identidade.
 
Voltamos, agora, em 2015, à Alemanha com um reposicionamento da marca, mantendo uma abordagem social ‘amiga’ da inovação e da criatividade, a partir de um referencial de 'turismo de impacto positivo' focado em transformar o território e a base social das Aldeias do Xisto numa terra de oportunidades para descobrir, experimentar e investir.

(por ocasião da exposição “Agricultura Lusitana” na EUNIQUE 2015 – International fair for Applied Arts and Design, em Karlsruhe)