Foi para conhecer e experienciar as potencialidades do céu escuro que uma equipa da Turismo Centro de Portugal rumou à Pampilhosa da Serra, epicentro do Dark Sky Aldeias do Xisto, numa visita conduzida por Rui Simão, vereador da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, e acompanhada por Paulo Fernandes e Bruno Ramos, presidente e coordenador, respetivamente, da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
A barragem de Santa Luzia foi o cenário da observação noturna guiada pelo astrónomo José Matos, que levou o grupo até à superfície da lua, com recurso a um telescópio, e mostrou algumas das constelações visíveis a olho nu. A experiência incluiu ainda uma caminhada e um passeio de canoa.
“O Dark Sky Aldeias do Xisto é um produto absolutamente diferenciador na região Centro de Portugal, mas é mais do que isso. Sabendo nós que o conhecimento vem da admiração e do espanto, nesta observação foi possível espantarmo-nos com o que nos foi mostrado e contado”, sublinhou o presidente da TCP, Pedro Machado, após a experiência.
“Este é um produto singular, que aproveita as condições únicas do território para a observação dos astros e que fazem do território de Pampilhosa da Serra, no epicentro das Aldeias do Xisto, um autêntico observatório natural”, considera Rui Simão. “Estamos focados em melhorar esta experiência turística numa lógica integrada, juntando à observação astronómica a imersão na natureza e na cultura local, onde a gastronomia serrana assume lugar de destaque. Queremos juntar aos prazeres do corpo as inquietações da alma e despertar as consciências para a necessidade de defender e projetar este ativo único do Centro de Portugal”, acrescenta o vereador.
O céu escuro das Aldeias do Xisto é único, não só por reunir condições de excelência para ser observado, mas porque o que está por baixo dele é também absolutamente distintivo. E é por essas razões que mereceu a distinção de Starlight Tourism Destination, atribuída pela Fundação Starlight. É desta relação entre a terra e o céu que surgem as oportunidades que o Dark Sky Aldeias do Xisto explora, potencia e dinamiza, unindo turismo, desenvolvimento territorial, ciência e inovação.
A articulação de marcas e parceiros, a implementação de um observatório e respetivo projeto de design lumínico, a criação de uma oficina móvel ligada ao céu escuro, a formação técnica de parceiros, o acolhimento técnico e científico, a ativação e animação deste novo destino, o marketing nacional e internacional e a avaliação de impacto são os eixos estratégicos do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto.