O Campeão Nacional de Maratonas Rodrigo Gomes (kompedal) e Diana Pedrosa (Kiwi Atlântico-Loriña) foram os vencedores absolutos do MTB Throphy Aldeias do Xisto, que, de 28 a 30 de outubro percorreu os trilhos dos concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova e Castelo Branco.
No primeiro dia, a prova arrancou em Vila de Rei. O primeiro lugar do pódio foi para Rodrigo Gomes e Diana Pedrosa, que aqui começaram a construir a vitória final. Conquistaram ainda os lugares mais altos do pódio nos restantes escalões: Fábio Santos (Ipoc/Apoc/Bikeinstant) em Elites masculinos, Rodrigo Gomes (Kompedal) em Master 30, Bruno Gonçalves (BMG – Alumínios PVC) em M40. Em M50, Gil Azóia (Róodinhas/Master Vantagem). Nas bicicletas assistidas a bateria, vitória para o espanhol Antonio Verdugo (Kenza Sports Team) em Masculinos e Goreti Cabreira (Cabreira Solutions), em Ebikes Femininas.
O segundo dia de prova passou-se nos trilhos de Proença-a-Nova, onde Rodrigo Gomes e Diana Pedrosa repetiram a vitória do dia anterior. Foi assim a classificação nos restantes escalões: João Oliveira (Póvoa Cycling Academy) em Elites masculinos, Rodrigo Gomes (Kompedal) em Master 30, Bruno Gonçalves (BMG – Alumínios PVC) em M40, Gil Azóia (Róodinhas/Master Vantagem), em M50. Nas bicicletas assistidas a bateria, vitória para o espanhol Antonio Verdugo (Kenza Sports Team) em Masculinos e Goreti Cabreira (Cabreira Solutions), em Ebikes Femininas. Com estes resultados, todos os participantes mantiveram as camisolas de líder conquistadas na etapa anterior, em Vila de Rei.
A etapa final percorreu os trilhos de Castelo Branco. Mais uma vez, Rodrigo Gomes e Diana Pedrosa foram os mais rápidos. São estes os restantes vencedores: Fábio Santos (Apoc/Ipoc/Bikinstant) em Elites masculinos, Rodrigo Gomes (Kompedal) em Master 30, Bruno Gonçalves (BMG – Alumínios PVC) em M40, Gil Azóia (Róodinhas/Master Vantagem), em M50. Nas bicicletas assistidas a bateria, vitória para o espanhol Antonio Verdugo (Kenza Sports Team) em Masculinos e Goreti Cabreira (Cabreira Solutions), em Ebikes Femininas.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, a prova reuniu atletas oriundos das diversas regiões do país. A passagem pelas Aldeias do Xisto de Água Formosa (Vila de Rei), Figueira (Proença-a-Nova), Sarzedas e Martim Branco (Castelo Branco) foi fundamental para o sucesso dos percursos escolhidos. Se, por um lado, as aldeias ficam mais vivas com os ciclistas a atravessarem as peculiares ruas, becos e ruelas, por outro, os participantes são cativados pelo ambiente único que encontram nestes lugares e prometem regressar com a família.
O MTB Throphy Aldeias do Xisto é organizado pela ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto em parceria com a Cabreira Solutions.