A Altice Portugal ativou uma nova estação de rede móvel na Aldeia do Xisto de Ferraria de São João, reforçando assim o serviço no concelho de Penela.
Numa reunião para avaliar os avanços do protocolo firmado entre a empresa e a Câmara Municipal de Penela, há cerca de um ano, a empresa deu conta das melhorias implementadas, adiantando que estão previstas duas novas estações, na Bouçã e na Cheira.
Em março do ano passado, o Município de Penela e a Altice Portugal outorgaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de melhorar o serviço prestado no concelho e permitir uma maior eficiência e menores custos no desenvolvimento de projetos de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais.
Um ano volvido, e segundo a Altice Portugal, Penela tem uma boa cobertura nas layers 2G e 4G. Ainda quanto à rede móvel, o concelho tem, atualmente, serviço 5G MEO em duas estações e encontra-se planeada a ativação 5G de alto débito na estação de Penela Centro.
De acordo com as informações disponibilizadas, após a concretização do investimento previsto para as “Áreas Brancas” da ANACOM, prevê-se que o Penela atinja uma cobertura em fibra ótica superior a 95%, suplantando o que está previsto no protocolo (70%).
É ainda expectável que Ferraria de São João e Favacal tenham cobertura de fibra ótica até ao final de 2023, no âmbito do protocolo estabelecido entre a Altice e as Aldeias do Xisto. O documento prevê o alargamento da cobertura de fibra ótica e rede móvel nas Aldeias do Xisto. O processo, que abrange 14 aldeias até final deste ano, estará completo em 2023 e inclui ainda a instalação de 11 estações móveis, assegurando a cobertura das redes 4G e 5G.