A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, líder da Rede Aldeias Bauahus EUROACE, marcou presença no evento New European Bauhaus – Incubation of 20 place-based projects, que decorreu em Bruxelas.
Na ocasião foram apresentados os resultados da assistência técnica aos 20 projetos selecionados pela Nova Bauhaus Europeia – Iniciativas Locais, tendo Rui Simão participado como orador convidado na “mesa redonda” que discutiu a importância da cooperação e da governação multinível próxima dos cidadãos, para aplicação dos projetos da Nova Bauhaus Europeia.
Para o vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Rui Simão, “enquanto os grandes centros urbanos enfrentam desafios galopantes de sobrecarga a todos os níveis, as aldeias podem apresentar-se como contraponto à vida agitada das cidades, oferecendo um modo de vida alternativo com fortes ligações comunitárias e uma grande intimidade com a natureza”. Rui Simão considera que estas relações de proximidade em conjunto com a força das redes contemporâneas “apresentam um enorme potencial para desencadear mudanças capazes de apresentar novas soluções para os desafios que enfrentamos enquanto sociedade, com o desequilíbrio demográfico acima de todos”. Mas, para tal, “é preciso criar centralidades nas aldeias, ancoradas no desenvolvimento da sua base económica e na sua transformação urbana e social”, notou ainda.
Pela pertinência, inovação e capacidade de mobilização, o projeto Rede Aldeias Bauhaus EUROACE tem merecido amplo destaque à escala europeia. Para a Comissária Europeia, Elisa Ferreira, os projetos de iniciativa local distinguidos pela NEB, são já exemplos de “regeneração de áreas degradadas, de mobilização da comunidade, de atração de artistas e turistas e de valorização do património local, à medida que promovem o empreendedorismo e o desenvolvimento económico, social e cultural”.
Recorde-se que a Direção-Geral da Comissão Europeia para as Políticas Regionais e Urbanas lançou e financiou um convite intitulado “Apoio às Iniciativas Locais da Nova Bauhaus”. Esta iniciativa teve como objetivo providenciar assistência técnica a pequenos Municípios, ajudando-os a trazer a visão do Novo Bauhaus Europeu para a realidade a nível local. Um dos projetos selecionados foi a Rede Aldeias Bauhaus EUROACE – Aldeias para o Futuro, liderada pelo Município de Pampilhosa da Serra, que junta seis aldeias (Esperança, Dornelas do Zêzere, São Pedro do Corval, Sortelha, Llerena e Moraleja), 3 regiões (Centro, Alentejo e Extremadura) e dois países (Portugal e Espanha). Este projeto de inovação territorial conta com o apoio das Aldeias do Xisto.
Participaram também na “mesa redonda” Borislava Woodford (Joint Research Centre), Sandra Jorge (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo), Tatiana Coelho de Oliveira (DG Regio) e Lídia Jorge (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).