O Plano Operacional Municipal (POM) de Miranda do Corvo foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão Municipal de Proteção Civil, em reunião realizada no Auditório dos Paços do Concelho.
“Como o POM de 2015 se mostrou bastante eficaz no combate e prevenção de fogos florestais, este ano decidiu manter-se a mesma aposta e foram efetuados apenas alguns ajustes. Estamos seguros que será novamente muito útil”, comentou o Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista.
Seguindo as diretrizes do Plano Operacional Distrital, o POM é um dispositivo de preparação e prevenção para a época de fogos florestais e define, sobretudo, os meios a afetar na vigilância, primeira intervenção e combate.
Operação Ignição Zero
A Operação “Ignição Zero”, realizada pelo Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), iniciou a sua 1ª fase dentro do concelho de Miranda do Corvo.
No âmbito da fiscalização florestal, esta operação pretende, numa primeira fase, sensibilizar toda a população sobre a limpeza de áreas florestais junto a áreas residenciais, segundo está previsto pelo Decreto-Lei nº 124/2006. Esta operação pretende ainda chamar a atenção de todas as situações que estejam a infringir a lei para que as mesmas sejam regularizadas pelos proprietários, evitando coimas.
No terreno estiveram 18 militares e 9 viaturas que fizeram a cobertura de todo o concelho.