Após uma intensa fase de articulação com todos os consorciados, o Plano de Ação (PA) que concretizará a EEC - Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Rede Aldeias do Xisto 2030 foi aprovado por unanimidade no Conselho Geral de Parceiros que decorreu em Figueiró dos Vinhos, a 29 de outubro.
A apresentação e apreciação do documento decorreram perante mais de 80 pessoas, em representação de cerca de seis dezenas de entidades públicas e privadas.
“Tão importante como a estratégia e o plano de ação apresentados é ver que a discussão contou com um grupo alargado de parceiros, o que demonstra a vitalidade da Rede e o nível de envolvimento dos parceiros”, refere o coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. Bruno Ramos sublinha a importância desta participação, uma vez que “a apropriação deste Plano de Ação pelos agentes que operam no território será fulcral para a boa execução das ações”.
Estimular o surgimento de projetos empreendedores de base local, juntando comunidade, entidades públicas e privadas e academia, tendo sempre em conta a sustentabilidade é uma das linhas orientadoras do PA, que assenta, essencialmente, em projetos em torno da inovação, experimentação, comunicação e animação.
Assim, o caminho passa por fomentar o empreendedorismo económico, social e territorial, tendo em vista a procura e adaptação a novas formas de habitar e trabalhar no meio rural e as macrotendências globais, gerando novas iniciativas empresariais e novos modelos de negócio ancorados nos recursos e especialização do território.
Por outro lado, ambiciona também gerar um processo coletivo de inovação e experimentação territorial que origine novas respostas aos desafios do futuro, tornando a rede mais preparada e atrativa enquanto opção de vida e modelo de sustentabilidade.
Em simultâneo, o documento aposta na comunicação e animação, mantendo a notoriedade da marca e a missão primordial da ADXTUR: gerar atratividade territorial, promovendo um desenvolvimento social e económico sustentável e integrado com a natureza e os lugares. Mantém-se ainda o foco na promoção dos serviços dos parceiros e no estímulo à comercialização através do Bookinxisto. Também a internacionalização e a digitalização são apostas centrais do PA.