A formalização do acordo para a operacionalização da Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior (ITI Pinhal Interior) acontece amanhã, 17 de dezembro, envolvendo a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro 2021-2027 (Centro 2030), as comunidades intermunicipais da Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela e a ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
A sessão inicia-se às 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, e conta com a participação da presidente da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
Com uma dotação inicial de 45 milhões de euros (ME), a ITI Pinhal Interior visa concretizar ações que contribuem para a inovação e a mobilização das pessoas e empresas já instaladas no território, além de apoiar a diversificação da base económica local, atraindo pessoas e investimento.
No seguimento da definição da visão e estratégia para o território assente na aprovação do Plano de Ação Estratégico (Pinhal Interior 2030), o consórcio da região do Pinhal Interior encontra-se a desenvolver o Instrumento Integrado de Base Territorial do Pinhal Interior, financiado pelo Centro 2030.
Esta estratégia territorial integrada aposta num conjunto de projetos transformadores que respondem aos principais desafios da região, entre os quais se destacam:
- O desafio demográfico, associado à perda acentuada de população e ao envelhecimento;
- O desafio digital, associado ao muito baixo nível de oferta de serviços; e também,
- O desafio climático, associado aos riscos relacionados com uma ocupação do território assente na monocultura do eucalipto e às tendências para a desertificação ambiental.
O Plano de Ação da ITI PI.IN 2030 prevê a execução de seis programas e 20 operações, norteados por quatro pilares estratégicos e focos temáticos, de modo a concretizar uma abordagem transformadora de atração e retenção de pessoas e a revitalização da atividade económica.
O território de incidência da ITI do Pinhal Interior (ITI PI.IN) envolve 139 freguesias, com uma população residente estimada de 171.421 habitantes, distribuídos por uma área de 5.484 km2, que representa 19,4% da Região Centro e 5,9% do território nacional.
É um território que se estende ao longo de 24 Municípios – apenas parcialmente em quatro deles –, inseridos em cinco das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro: Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela.