A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra promove, até 30 de setembro de 2021, a iniciativa “GeoCa(t)che me”, promovendo a descoberta do território através do Geocaching.
Assim, em algumas das 73 geocaches do projeto GeoPampilhosa, distribuídas pelos 9 percursos pedestres do concelho, os geocachers vão encontrar vouchers com oferta de experiências e/ou produtos endógenos. Todos os meses, são selecionados 3 trilhos para acolher os prémios, sem que a informação seja divulgada. Para reclamar o prémio, o geocacher deve dirigir-se ao Posto de Turismo de Pampilhosa da Serra e entregar a ficha que, após validação instantânea, dará acesso ao prémio definido para o mês/percurso em causa.
Os prémios “Geoca(t)che me” são, por exemplo, produtos endógenos, como o mel e a aguardente, estadias em alojamentos locais ou experiências de animação turística.
A participação é aberta, sendo apenas necessário o registo na plataforma Geocaching.
Recorde-se que no geocaching a paisagem e o património são utilizados para esconder os vários “tesouros” (caches), incitando à descoberta do território de uma forma original. Em Pampilhosa da Serra, a rede Geocaching foi instituída em 2018 pelo Município em parceria com o Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra.