A candidatura efetuada pelo Município de Oleiros, no âmbito da sua integração na Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias (REMAF), foi aceite pela Comissão Executiva daquele organismo europeu. Na base da decisão esteve a análise às boas práticas implementadas pelo município que, no entender daquela organização, podem inspirar outros a seguir o exemplo.
A REMAF foi criada em 2008 pela ELFAC- Confederação Europeia de Famílias Numerosas, formalmente constituída em 2004, com quem o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) estabeleceu um protocolo. Recorde-se que o Município já havia sido distinguido em 2021 pela OAFR como Autarquia + Familiarmente Responsável. Na altura, foi realçado o investimento municipal na construção de uma política integrada de apoio à família.
"Com este reconhecimento, fruto do trabalho desenvolvido junto da população, comprova-se que as medidas delineadas podem ter um papel relevante no combate ao despovoamento de territórios como o nosso. Este é o caso, por exemplo, do apoio à 1.ª infância e à habitação, com a atribuição de uma verba de 5.000 euros a cada agregado jovem para os respetivos efeitos", destacou o presidente da Câmara, Fernando Jorge. Nas palavras do edil, esta integração serve ainda como "incentivo à adoção de outras medidas que iremos implementar, numa ação de proximidade junto das populações, tendo em vista a coesão social".
Oleiros passa assim a contribuir ativamente para a construção de uma Europa mais amiga da família e a poder utilizar o logotipo da Rede Europeia. Com esta adesão, o município fica também a constar na base de dados da Rede, o que lhe permite o acesso a um conjunto exclusivo de boas práticas, bem como a presença em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias.