O Município de Oleiros ganhou o Prémio Boas Práticas em Psicologia - Administração Local – 2019 criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela Câmara Municipal de Lisboa. A Câmara Municipal de Oleiros foi distinguida pelo Programa de Apoio ao Luto. O projeto, iniciado em março de 2015, leva uma psicóloga aos lugares mais remotos deste concelho do distrito de Castelo Branco, para dar apoio psicológico aos munícipes que se encontrem em processo de luto.
No dia 15 de outubro, a psicóloga do Município, Rafaela Lopes, apresentou o projeto no II Encontro dos Psicólogos da Administração Local, onde foi também atribuído o referido prémio.
Além do Programa de Apoio ao Luto foram também distinguidas a Câmara Municipal de Valongo (Distrito Porto) com o projeto Mais Val - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo; a Junta de Freguesia do Livramento (São Miguel, Açores) com o projeto Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária da Junta de Freguesia do Livramento – O Primeiro Serviço de Psicologia Autárquico nos Açores; e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Braga) com o projeto GADI- Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção.
Este prémio reconhece e distingue psicólogos e serviços de psicologia pertencentes a Municípios e Juntas de Freguesia que tenham desenvolvido projetos relevantes e inovadores nas diferentes áreas da ciência psicológica. Simultaneamente, dá visibilidade e demonstra a importância dos psicólogos na prestação dos melhores serviços a todos os munícipes.