Os 13 estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo receberam, no dia 4 de outubro, a Bandeira Verde Eco-Escola.
A cerimónia decorreu na Expocentro, em Pombal, e reconhece o trabalho desenvolvido ao longo do último ano letivo no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade em todas as escolas do concelho.
Em consequência desta distinção, o agrupamento e o município receberam, simultaneamente, o galardão de “Eco-Agrupamento” e “Eco-Concelho. Uma delegação de 121 pessoas (alunos e professores) representou o município de Miranda do Corvo no evento “Dia das Bandeiras Verdes”.
Recorde-se que Miranda do Corvo foi um dos oito concelhos do distrito a ver todas as suas candidaturas aprovadas, sendo o único município que apresentou a concurso mais de uma dezena de escolas de todos os escalões de ensino (do jardim de infância ao secundário).
O projeto englobou os seguintes estabelecimentos: Jardim de Infância de Casais de São Clemente, Jardim de Infância de Espinho, Jardim de Infância de Miranda do Corvo, Jardim de Infância de Vidual, Escola EB1/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, Escola Básica de Miranda do Corvo, Escola Básica de Moinhos, Escola Básica de Semide, Escola EB1 Rio de Vide, Escola EB1 Vila Nova, Escola EB1 de Lamas, Escola EB1 de Pereira e a Escola EB2,3/S José Falcão.
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola e conta com o apoio dos municípios e de alguns mecenas.