Miranda do Corvo foi distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, como Município Amigo do Desporto. A atribuição deste galardão cabe à plataforma Cidade Social que, desta forma, reconhece o bom trabalho realizado pela autarquia no setor do Desporto.
Esta distinção (bandeira oficial) foi entregue, no dia 17 de março, no Município de Miranda do Corvo que, durante o presente ano, irá desenvolver um conjunto de iniciativas que promovam a prática de atividade física e o desenvolvimento desportivo em todo o concelho.
“Numa altura em que a pandemia provocou a paragem da maioria das modalidades desportivas, importa retomar essa normalidade, de uma forma orientada e continuada, junto das várias camadas da população”, refere o presidente da Câmara Municipa, Miguel Baptista.
Validado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o prémio procura reconhecer e promover as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios. “A integração de Miranda do Corvo na rede nacional dos municípios Amigos do Desporto traz-nos bastantes benefícios”, acrescenta o autarca.
O prémio reconhece, assim, as potencialidades deste município para a prática desportiva e realização de eventos à escala mundial, como foi o caso do Campeonato do Mundo de Trail Running, organizado pelos Trilhos do Abutres. A competição decorreu de 6 a 9 de junho de 2019 e contou com a participação de 55 seleções e mais de 400 atletas.
Para esta distinção foram avaliadas uma dezena de áreas: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. A análise incide ainda sobre aspetos como o modelo de gestão implementado e os resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável, a abordagem solidária e inclusiva e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.