O Município de Miranda do Corvo aprovou, na última reunião do executivo, a assinatura de um protocolo com a Vodafone para a melhoria das comunicações na aldeia de Gondramaz.
As duas entidades acordaram a realização de “um projeto-piloto” naquela Aldeia do Xisto que, segundo o documento, “consiste na instalação de equipamentos e soluções tecnológicas para o acesso remoto à rede móvel de telecomunicações e à internet a partir de zonas não cobertas por sinal que o permita”.
O protocolo prevê que a autarquia de Miranda do Corvo isente a empresa de telecomunicações “do pagamento de quaisquer taxas municipais decorrentes da instalação e manutenção” deste tipo de equipamento e soluções tecnológicas.
Por seu turno, a Vodafone, tem de “apresentar o projeto de implementação”, bem como “instalar os equipamentos e soluções tecnológicas necessários à boa execução do projeto”.
O acordo resulta de um pedido formulado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e Junta de Freguesia de Vila Nova para “o reforço de cobertura em determinadas zonas geográficas do município”.
Para já, a Vodafone vai instalar os equipamentos designados por “Smallcells/Femtocells” em Gondramaz, mas está previsto que o projeto se estenda a outras zonas “onde se revele necessário” e “em articulação com as Juntas de Freguesia”.