A Lousã recebeu, no dia 16 de dezembro, a Bandeira Verde ECOXXI 2020, sendo um dos 9 municípios que mais pontuação recebeu, entre os 56 galardoados.
No grupo de municípios mais pontuados, a Lousã é a única vila com pontuação superior a 80%, sendo os restantes municípios as cidades de Pombal, Loures, Torres vedras, Águeda, Leiria, Braga, Funchal e Maia.
O ECOXXI é um Programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.
Em 2020, o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar. São ainda considerados outros temas como: A Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão; Ordenamento do Território; Conservação da Natureza ; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável.
“Apesar de ainda haver muito trabalho a fazer em todas estas áreas, é com grande satisfação que obtemos uma avaliação que confirma que estamos no rumo certo pela sustentabilidade”, diz o presidente da Câmara Municipal da Lousã. Luís Antunes salienta ainda que "este é um reconhecimento que só é possível graças ao esforço de toda a comunidade, nomeadamente das instituições parceiras da Câmara Municipal”.