As águas do rio Ceira estão turvas devido às chuvas que arrastam as lamas das encostas que se encontram desprotegidas, em virtude dos incêndios do ano passado.
Consequentemente, a utilização de algumas das praias fluviais dos concelhos de Góis está interdita para banhos. É, contudo, possível usufruir das áreas envolventes para atividades de lazer.
A Câmara Municipal de Góis relembra que, em alternativa às praias de Canaveias e Peneda/Pego Escuro, há outros cursos de água, que formam piscinas naturais e que mantêm a beleza característica da região.
A recém inaugurada piscina natural de Ponte do Sótão, o Poço da Mina (Pontão do Seladinho), o Poço da Lontra (Aldeia do Xisto da Pena), a Lagoa do Parque da Oitava - Parque de Lazer do Oitava, o Complexo de Lazer da Foz dos Palheiros (Roda Fundeira), a Piscina Natural da Roda Cimeira (Roda Cimeira), a Piscina Natural do Amiosinho (Alvares), a Zona de Lazer de Alvares, a Piscina Natural das Mestras (Aldeia de Mestras) e o Tanque/Piscina da Aldeia de Soito são alguns dos exemplos.