Os Municípios da Lousã e de Góis receberam, pela 11.ª e 8.ª vez, respetivamente, mais um galardão ECOXXI.
O Município da Lousã obteve um índice de 87,9% e voltou a destacar-se nos indicadores 1 e 2, relacionados com a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, tal como no indicador 5, sobre Transparência, Digitalização e Conectividade, no Indicador 8, relativo à Certificação de Sistemas de Gestão e no Indicador 10, Saúde e Bem-Estar.
O Município de Góis foi também contemplado com um cheque oferta, respeitante à apresentação musical do projeto “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, com sessão de autógrafos, no valor de 2300 euros, um prémio da Betweien. Recebeu ainda um diploma que reconhece a participação e o respetivo empenho no programa Eco XXI em 2024.
Na edição 2024, participaram 62 municípios maioritariamente das regiões norte e centro e foram reconhecidos 61 com a Bandeira Verde ECOXXI, ou seja, obtiveram um Índice ECOXXI mínimo de 50%. Na listagem divulgada pela ABAE, constam ainda os municípios de Castelo Branco, Fundão, Vila de Rei, Arganil, Oliveira do Hospital, Penela e Tábua.
Esta distinção reconhece as boas práticas desenvolvidas em prol do progresso sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas, aferidas através de 21 indicadores e mais de 70 subindicadores, que contribuem, assim, para avaliar o grau de execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).