A candidatura "Lousã, Património e História", apresentada pela Câmara Municipal da Lousã, conquistou o Prémio Autarquia do Ano na categoria Cultura e Património - Conservação do Património.
A candidatura integrou diversos investimentos efetuados, entre os quais a requalificação do complexo turístico da Sra. da Piedade e o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, que acolhe atualmente a exposição Agricultura Lusitana, da responsabilidade das Aldeias do Xisto.
“Estas distinções são relevantes e motivadoras e demonstram a importância dos investimentos realizados. Os projetos integrados nesta candidatura têm um valor acrescido, uma vez que se trata não só da valorização material do nosso concelho, mas, especialmente, da preservação de um riquíssimo património imaterial constituído pela nossa história coletiva, pelas nossas origens, pelas nossas tradições”, refere o autarca da Lousã.
Luís Antunes acrescenta que os “investimentos na cultura e no património são uma parte muito relevante da estratégia de atuação da Autarquia” e lembra que estão “em curso outros investimentos nesta área, como a modernização do Cine Teatro da Lousã e outros projetos que foram alvo de candidaturas a financiamento, aguardando-se o resultado das mesmas para iniciar os investimentos.”
O Prémio Autarquia do Ano é uma iniciativa organizada pelo Lisbon Awards Group e pelo jornal ECO, que anualmente distingue os melhores projetos em diversas áreas de atuação.