“É uma subida nova no ciclismo, dura, com poucos pontos de descanso. Precisamos muito deste tipo de chegadas, porque muitas vezes fazemos corridas duras e o final acaba por não ser muito exigente. Dou os parabéns à organização por ter escolhido este percurso”, afirmou Joni Brandão, o ciclista da EFAPEL que, a 1 de maio, venceu a terceira edição da Clássica Aldeias do Xisto.
Vídeo da Clássica aqui.
O corredor explicou que estava familiarizado com o percurso devido ao reconhecimento feito na véspera da prova, mas confessa que não antecipou qualquer estratégia. “Decidi arrancar porque me senti bem e pude vencer, um triunfo que dedico à equipa, que trabalhou muito desde o quilómetro inicial”, sublinhou. “Limitei-me a completar o trabalho da equipa. Se fosse futebol, seria só dar o toque final para a baliza e fazer golo”, acrescentou ainda Joni Brandão.
Luís Mendonça, da Rádio Popular-Boavista, foi o segundo a cortar a meta e conquistou a Taça Portugal Jogos Santa Casa, com 125 pontos. Seguiram-se Joni Brandão, com 77, e Jonathan Lastra, Caja Rural-Seguros RGA, com 75.
“A equipa merecia esta vitória na Taça de Portugal Jogos Santa Casa, é um resultado que nos sabe muito bem. Tenho vindo a fazer um trabalho de perda de peso para subir com os melhores. Parece que estou a colher frutos e, desta forma, poderei chegar à Volta a Portugal com outro tipo de objetivos”, revelou o atleta.
O terceiro lugar do pódio foi para Henrique Casimiro, também da EFAPEL. Além dos dois lugares no pódio, a EFAPEL, patrocinada pelas Aldeias do Xisto e que corria em casa, venceu ainda o galardão de melhor equipa.
Consulte aqui a classificação completa.
A prova
A corrida, que ligou as Aldeias do Xisto de Pedrógão Pequeno, Sertã, e do Gondramaz, Miranda do Corvo, foi muito disputada desde o início. Ao longo dos cerca de 154km do percurso, formaram-se sucessivos grupos de fugitivos, uns mais numerosos do que outros, mas que nunca conseguiram uma diferença para o pelotão superior a dois minutos.
Na aproximação a Gondramaz, Óscar Hernández, da Aviludo-Louletano, um dos homens que animaram a jornada em diferentes movimentações, decidiu partir em solitário, mas não resistiu à perseguição do pelotão, onde a EFAPEL assumiu a maior parte das despesas.
As decisões ficaram para os últimos 5,5 quilómetros, em subida, com uma inclinação média de 8,5% e rampas com pendentes próximas dos 20%. Óscar Hernández ainda abordou as primeiras rampas na cabeça da corrida, mas os homens que se apresentaram com intenção de ganhar a corrida e a Taça não deram hipóteses.
Joni Brandão atacou, a menos de 4 quilómetros do fim, e fez uma “cavalgada” em solitário até à meta, com tempo para celebrar o triunfo, agradecendo os aplausos do entusiástico público presente em Gondramaz.
Fábio Costa, da UD Oliveirense/InOutBuild, conquistou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa em sub-23, seguido por Gonçalo Leaça, da LA Alumínios-LA Sport, e por Jorge Magalhães, da W52-FC Porto. Coletivamente, a W52-FC Porto venceu a Taça de elite e a Sicasal/Constantinos em sub-23.
Destaque ainda para Luís Fernandes, da Aviludo-Louletano, que ficou em primeiro na classificação geral de montanha, e Jorge Magalhães, melhor sub-23.
A Clássica Aldeias do Xisto é uma das provas que integra o calendário do Cyclin' Portugal, um projeto que reconhece as Aldeias do Xisto como um território de excelência para a prática das várias modalidades de ciclismo. O Campeonato da Europa de Downhill, que se realiza de 2 a 5 de maio, na Pampilhosa da Serra, faz também parte do programa.