No âmbito do Projeto Entre Serras – Europa Criativa, está aberta a open call para a Humus, uma residência artística transnacional entre o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e o Município de Digne-les-Bains, em França.
A decorrer ao longo de um mês, repartido em duas quinzenas, o trabalho centra-se no tema da pastorícia e da transumância, promovido a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, no dia 5 de dezembro. A primeira parte, decorre na Serra da Estrela, entre junho e julho de 2024. Aqui, o artista é convidado a acompanhar a deslocação de um rebanho para uma pastagem a maior altitude, numa viagem de cerca de 12km, com a duração de 5 horas. A segunda parte, acontece nos Alpes de Haute Provence, em datas ainda a confirmar.
As candidaturas decorrem até 15 de fevereiro de 2024 e os selecionados são conhecidos a 8 de março. Podem candidatar-se todos os artistas contemporâneos, independentemente da idade, género, origem, sexo e/ou orientação política, com experiência profissional em instituições de arte contemporânea reconhecidas.
Consulte, aqui, toda a informação sobre esta iniciativa.
Projeto Entre Serras – Europa Criativa
O Projeto Entre Serras – Europa Criativa decorre sob o tema global “Habitar e mover-se em territórios de montanha” e junta parceiros de Portugal, Espanha e França, para questionar a relação entre o olhar e a vivência da paisagem.
Em Portugal, o projeto é liderado pelo Instituto Politécnico Técnico de Lisboa, através do Museu da Paisagem. Juntam-se as Aldeias do Xisto, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Câmara Municipal de Castelo Branco, através da Fábrica da Criatividade. Os parceiros franceses são o Município de Digne-les-Bains, nos Alpes de Haute Provence, através do CAIRN - Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza, da Maison Alexandra David-Neel e do Musée Gassendi, e a École Supérieure d'Art d'Aix-en-Provence. Os parceiros espanhóis são o Museo Vostell Malpartida e o Ayuntamento de Malpartida de Cáceres, através do Centro de Vias Pecuárias.
Financiado pela União Europeia. No entanto, as opiniões expressas são exclusivamente dos autores e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência Executiva de Educação e Cultura Europeia (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem por elas ser responsabilizadas.